Opinião: Apesar de um bom ano, Bahia poderia ter ido mais longe na temporada
O Bahia encerrou sua temporada com uma derrota para o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Bahia encerrou sua temporada com uma derrota para o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Esquadrão viu o clube carioca garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Agora, a equipe de Rogério Ceni disputará a fase preliminar do torneio.
Assim como em boa parte do ano, a torcida do Bahia ficou com a sensação de que o time poderia ter conquistado objetivos maiores, apesar dos inúmeros desfalques de titulares ao longo da temporada.
Na Libertadores, por exemplo, o Esquadrão conseguiu chegar à fase de grupos após passar pelas primeiras etapas, enfrentando adversários na altitude e mostrando um bom futebol na Arena Fonte Nova.
Apesar disso, o Tricolor, que tinha grandes chances de avançar às oitavas de final da Libertadores, viu a classificação escapar das mãos, sendo eliminado ainda na fase de grupos.
Com a queda, o Bahia passou a mirar uma chance de título internacional na Sul-Americana, mas acabou eliminado pelo América de Cali.
Na Copa do Brasil, o Esquadrão fez uma campanha segura e chegou às quartas de final, vencendo a partida de ida contra o Fluminense por 1 a 0, na Arena Fonte Nova. Tudo indicava que a equipe de Rogério Ceni quebraria o tabu nas quartas, porém viu o Flu virar o duelo no Maracanã.
Após mais uma eliminação, restou a disputa por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores através do Brasileirão, mas o objetivo também não foi alcançado.
Apesar da frustração, o Bahia fez uma boa temporada e tem tudo para se consolidar, cada vez mais, no cenário do futebol brasileiro e sul-americano. Em 2025, o clube conquistou dois títulos (Campeonato Baiano e Copa do Nordeste), grandes resultados contra gigantes do país e deve repetir a dose em 2026.