WEC: Toyota revela atualizações para o Campeonato Mundial de Endurance de 2026
Japoneses apresentam mudanças no GR010 Hybrid para 2026 após temporada sem pódios e críticas ao BoP
Sem vitórias e pódios em 2025 e com a última etapa do Campeonato Mundial de Endurance batendo à porta, a Toyota Gazoo Racing já começou a pensar — e colocar em prática — mudanças para o carro da próxima temporada do WEC.
Nesta quarta-feira (1º), as páginas oficiais da equipe japonesa, atual campeã do campeonato de construtores, divulgaram uma série de imagens que mostram, de diferentes ângulos, o que provavelmente será a versão de 2026 do GR010 Hybrid.
Nas imagens divulgadas logo após as 6 Horas de Fuji, etapa de casa em que a equipe conquistou um P7 com o carro #7 e ficou em último lugar com o carro #8, é possível perceber uma frente radicalmente redesenhada, além de outras atualizações no protótipo vigente desde 2021, na última mudança de regulamento da categoria.
Coming soon… a new look 👀 for the next chapter of our @FIAWEC story#WEC #LeMans24 @24hoursoflemans pic.twitter.com/KiQxCkaTxS
— TOYOTA GAZOO Racing WEC (@TGR_WEC) October 1, 2025
Kazuki Nakajima, vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, confirmou que pelo menos um “joker de evolução” será utilizado pela marca para essa atualização — que também incluirá mudanças no trem de força e nos sistemas, com o objetivo de otimizar o uso dos pneus.
Um teste de dois dias com o carro revisado está programado para acontecer em Paul Ricard, nos dias 8 e 9 de outubro, antes da homologação do modelo.
Um ano para esquecer
Desde sua estreia em 2021, com a implementação do regulamento dos hypercars, o GR010 viveu um sonho e entrou para a história do WEC: duas vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans, quatro títulos mundiais seguidos e o recorde absoluto de vitórias no campeonato, com 20 triunfos.
Em 2025, todavia, a Toyota vive um verdadeiro pesadelo no Mundial de Endurance. Após anos de dominância, a equipe japonesa enfrenta dificuldades em se manter competitiva.
Com uma etapa restante no calendário, apenas a TGR e a novata Aston Martin ainda não subiram no pódio da classe Hypercar. A última vitória aconteceu há quase um ano, no Bahrein. E a última conquista em Le Mans remonta a 2022. Desde o retorno à categoria principal, em 2012, a Toyota nunca havia tido uma temporada sem pódios.
“A última corrida da temporada é a próxima, e eu quero subir no pódio. Espero muito que possamos vencer para encerrar esse ano difícil de forma positiva. Vamos fazer o nosso melhor para alcançar isso”, declarou Kamui Kobayashi, piloto do carro #7 e chefe de equipe, em entrevista após as 6 Horas de Fuji.
Balanço de Performance
O mau desempenho da montadora, por sua vez, tem razões bem claras: até São Paulo, o GR010 era sempre o carro mais pesado e menos potente do grid, com seu desempenho limitado pelas regras do Balance of Performance (BoP).
Em declarações após as 6 Horas de São Paulo, David Floury, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, lamentou a qualidade da ação na pista do WEC durante 2025, rotulando-a de “uma temporada triste” e sugerindo que até agora ela não teve “corridas de verdade”, em decorrência do BoP.
Seus comentários, que não incluíram o uso do termo “Balance of Performance”, aconteceram após o domínio da Cadillac na etapa das 6 Horas de São Paulo, que ele classificou como “corrida chata”. Na ocasião, a Cadillac terminou em 1º e 2º lugar no Brasil, com o vencedor ultrapassando todos os carros pelo menos uma vez, até o quarto colocado. Os dois Toyota ficaram em 14º e 15º lugares, a três voltas do líder.
“Esta temporada é realmente triste no sentido de que perdemos de vista o que as corridas realmente significam e elas se tornaram artificiais demais”, declarou Floury. “Não se trata de saber se precisamos ou não de algo para diminuir a distância entre os carros, isso é aceito por nós, mas o processo está totalmente errado.”
Apesar de se referir claramente ao BoP, o diretor técnico evitou a palavra, pois falar publicamente sobre o Balanço de Performance é expressamente proibido nas regras esportivas do WEC. A Toyota já havia sido sancionada 12 meses atrás com uma multa suspensa de € 10.000 (R$ 62.578,32) após comentários feitos por seu então diretor de corrida, Rob Leupen, sobre o BoP.
A FIA e o Automobile Club de l’Ouest, que escrevem em conjunto as regras do WEC, introduziram um novo sistema pelo qual o BoP é calculado para este ano em consulta com os fabricantes. Floury pediu uma reformulação para o bem do campeonato.
“Precisamos urgentemente encontrar uma solução, caso contrário, tenho certeza de que haverá consequências”, disse ele. “Não falo apenas em nosso nome, mas, em termos gerais, como torcedor, como entusiasta do WEC, sinto que fomos longe demais e precisamos reconsiderar seriamente.”
Em diferentes entrevistas, tanto os pilotos da Toyota quanto os responsáveis técnicos já demonstraram suas frustrações acerca do BoP.
Faltando uma rodada para o fim da temporada de 2025, a Toyota já mira 2026 com as mudanças divulgadas nesta quarta-feira.