WEC: Porsche confirma equipe para a classe LMGT3 em 2024
Os alemães confirmaram a Manthey como a responsável por alinhar dois carros da marca na nova classe do FIA WEC em 2024
Embora ainda não tenha havido a confirmação por parte da FIA e do ACO quem serão os participantes da nova categoria LMGTE3 do FIA WEC em 2024, as confirmações vão saindo aos poucos, já que a temporada vai se aproximando do final...
Após as confirmações da Proton (Ford Mustang) e TF Sport (GM Corvette), a Porsche anunciou nesta quinta (27), que os alemães da Manthey serão responsáveis por conduzir os dois 911 GT3 R no campeonato.
Não é algo novo pois a Manthey foi equipe de fábrica da Porsche na LM GTE Pro entre 2013 e 2022, obtendo a vitória na classe na edição de 2013 das 24 Horas de Le Mans. Embora outros times que hoje usam os carros alemães estivessem em consideração, como a AO Racing, a escolha foi “natural”.
“Nossa escolha recaiu na Manthey por várias razões”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsports. “Além do fato de ser uma subsidiária, muitos outros fatores falam em favor da Manthey: a equipe é muito familiar com o 911 GT3 R do DTM e outras corridas de longa duração. Além disso, Manthey é muito acostumada com as características especiais do FIA WEC graças aos vários anos como equipe de fábrica com o Porsche 911 RSR.”
Uma coisa não se pode deixar de notar: será a menor participação da Porsche na classe de turismo desde a criação do FIA WEC. Mas a limitação de dois carros por marca está vindo diretamente da organização e não por parte das equipes.
“O pequeno número de vagas no novo grid da LMGT3 do FIA WEC não faz justiça à filosofia da Porsche Motorsport de uma presença ampla como fornecedora às equipes clientes, infelizmente”, diz Michael Dreiser, diretor de vendas da Porsche Motorsport.
“Em compensação, temos mais dois 963 na classe dos Hypercars. Esperamos que a categoria LMGT3 progrida bem ao longo de 2024 e que possamos competir com mais times clientes no futuro.”
Os pilotos serão confirmados em breve.