WEC: Alpine vai encerrar o projeto Hypercar após 2026
A marca francesa vai deixar a classe principal do endurance ao término desta temporada
A Alpine vai encerrar sua participação na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance ao término da temporada 2026. A saída marca o fim de um ciclo de cinco anos da montadora francesa na principal categoria dos protótipos. A marca estreou na era Hypercar em 2021 e disputou praticamente todas as temporadas desde então, com exceção de 2023. Foram resultados discretos, somando apenas três vitórias ao longo do período.
Do ponto de vista financeiro, o programa também não apresentou o retorno esperado. A meta interna é alcançar o equilíbrio orçamentário justamente em 2026, cenário que se insere em um movimento mais amplo do Grupo Renault de enxugar investimentos no automobilismo.
Nos bastidores, a possibilidade de saída do WEC já circulava há algum tempo. Em comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (12), a equipe confirmou o encerramento das atividades:
“Temos que tomar decisões difíceis para proteger as ambições de longo prazo da Alpine. A indústria automotiva – e, em particular, o mercado de veículos elétricos – registra um crescimento mais lento do que o previsto. Por outro lado, para ter sucesso no longo prazo, devemos continuar nossos investimentos na gama de produtos e na marca Alpine. Em consequência, devemos tomar medidas decisivas e claras para criar uma marca com um futuro sustentável.”
A decisão também amplia as incertezas sobre o futuro da unidade de Viry-Chatillon, tradicional base técnica da Renault, já impactada pela interrupção da produção de motores de Fórmula 1.
Após o encerramento desse projeto, o complexo é rebatizado como “Hypertech Alpine”. No entanto, com o programa Hypercar próximo do fim e sem novos empreendimentos de grande porte no horizonte, a manutenção de um quadro entre 300 e 350 funcionários passa a ser questionada sob a ótica empresarial.
"Estamos trabalhando duro para definir a nova estrutura e organização da Alpine Tech", acrescenta Axel Plasse, VP da Alpine Tech. "Temos talentos incríveis no site de Viry-Chatillon e trabalhamos cuidadosamente para garantir que a nova configuração nos permita focar totalmente na expertise inovadora e de ponta da nossa equipe e oferecer serviços para novos projetos e negócios. Um ano movimentado já começa com esse novo foco em mente, junto com a realização desta temporada final do WEC", concluiu.
Para a Alpine, a temporada 2026 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA começa em breve com a apresentação do A424, assim como a primeira corrida prevista em 28 de março, no Catar.