Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo Nacional estreia em Campo Grande na reta final de campeonato

A categoria fará primeira aparição no Autódromo Internacional Orlando Moura com 40 carros no grid; confira a programação do fim de semana

25 out 2025 - 10h26
(atualizado em 25/10/2025 às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Grid da Turismo Nacional. Foto: Marcelo Machado/Vicar
Grid da Turismo Nacional. Foto: Marcelo Machado/Vicar
Foto: Marcelo Machado / Reprodução

Após um mês e meio da etapa em Cascavel, a Turismo Nacional — categoria parte do caminho à Stock Car — retorna às pistas neste fim de semana no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). A rodada marca a quinta etapa do campeonato Sprint e a sexta do campeonato Overall.

Inaugurado em 2001, o circuito tem 3.443 metros de extensão, traçado em sentido anti-horário e nove curvas. Além disso, o autódromo abriga uma das maiores retas do país, com aproximadamente 690 metros.

Mapa da pista do autódromo Internacional Orlando Moura
Mapa da pista do autódromo Internacional Orlando Moura
Foto: Divulgação/Internet

A etapa traz uma novidade para parte do grid: o circuito é inédito para alguns pilotos, entre eles os líderes das categorias A e B, Alexandre Bastos e Augusto Sangalli, respectivamente.

O líder da categoria B, fala da expectativa para Campo Grande “ter a chance de correr em novos autódromos é muito legal, porque você vai sentindo a reação, você vai sentindo a reação dos diferentes lugares, do clima, tudo, e eu acho isso muito bom, não só pela evolução, mas também é divertido, então tô muito animado.”

Bastos e Sangalli destacam que a preparação para pilotar no traçado desconhecido tem se concentrado em treinos no simulador, análise de onboards e vídeos de corridas anteriores. Eles descrevem o traçado como técnico e desafiador, Alexandre ressalta que, devido às diferenças entre os monoblocos dos carros — já que os modelos variam entre si —, os resultados podem apresentar maior variação em relação às etapas anteriores. O piloto catarinense também  comentou sobre o asfalto ser mais áspero, exigindo maior cuidado com o desgaste dos pneus ao longo das corridas.

Além do traçado, o calor será outro desafio. A previsão para o fim de semana em Campo Grande (MS) é de temperaturas próximas a 35 °C, o que exigirá atenção extra dos competidores. 

Segundo os pilotos, adaptar-se ao clima quente é uma questão mais mental do que física. Para o piloto mais jovem do grid, Pietro Nalesso, o calor não deve ser um desafio. Carioca, ele afirma já estar acostumado com altas temperaturas, especialmente por sua experiência no kartismo.

Campo Grande marca a reta para o fim do campeonato Sprint, que ainda está longe de ser decidido. As expectativas para o fim de semana são altas entre os pilotos e de acordo com Bastos “os nervos ficam à flor da pele” e que o “nosso foco é a pista nova [...] é como a gente tem desde o início do ano, bons resultados”.

“É uma responsabilidade muito grande, é uma coisa que eu, minha família, a equipe, o Marcelinho, que é meu coach, a gente vem, assim, esperando para que aconteça” diz Augusto Sangalli sobre o fim da temporada de 2025.

Confira o cronograma do fim de semana:

Sábado, 25 de outubro

10h55 – Turismo Nacional – Corrida 1

11h25 – Turismo Nacional – Corrida 2

14h25 – Turismo Nacional – Corrida 3 

14h55 – Turismo Nacional – Corrida 4

Domingo, 26 de outubro

08h50 – Turismo Nacional – Corrida 5

14h05 – Turismo Nacional – Corrida 6 

A transmissão das corridas será através do Youtube oficial da categoria.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade