Stock Car fez história com 1ª corrida internacional há 20 anos
Há 20 anos, etapa em Buenos Aires, válida pelo campeonato, foi palco de virada na disputa pelo título entre Cacá Bueno e Giuliano Losacco.
Em 2005, a Stock Car escreveu um capítulo histórico ao realizar sua primeira corrida internacional válida pelo campeonato, no autódromo Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, Argentina, há exatos 20 anos. A categoria já havia competido fora do Brasil em 1982, com duas corridas no circuito do Estoril, Portugal, mas aquelas provas, foi extra-campeonato e não contou pontos para a temporada. A etapa argentina de 2005, no entanto, foi um marco, integrando oficialmente o calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro.
Naquele ano, a temporada chegava à Argentina com a disputa pelo título acirrada. Cacá Bueno, piloto da equipe Petrobras-Action Power, liderava o campeonato com 148 pontos e tinha a chance de ser campeão por antecipação, após já chegar à etapa anterior, no autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, com essa possibilidade. Seu principal adversário, Giuliano Losacco, somava 100 pontos, 48 a menos que Cacá. “Agora entrei mesmo na fase de fazer contas. Preciso chegar à frente do Giuliano Losacco e essa será minha intenção, sem no entanto me descuidar do Hoover (Orsi)”, declarou Cacá ao jornal Correio Braziliense antes da corrida.
Losacco, que defendia o título conquistado em 2004 pela RC Competições, comandada por Rosinei Campos, competia em 2005 pela equipe Medley-A. Mattheis, de Andreas Mattheis. Determinado, ele não abria mão da luta pelo bicampeonato. Outro nome na disputa, Hoover Orsi, da equipe NasrCastroneves, já via suas chances de título reduzidas. “Reconheço que está bastante complicado matematicamente. Vencer em Buenos Aires, por ser a primeira corrida internacional da Stock Car, marcaria muito e daria boa visibilidade para mim, para a equipe e para os patrocinadores”, afirmou Orsi ao mesmo jornal.
Na sessão de classificação, o destaque foi Christian Fittipaldi, que fazia sua temporada de estreia na Stock Car. Pilotando o também estreante Mitsubishi Lancer, o primeiro carro de uma montadora diferente da Chevrolet na história da categoria, Fittipaldi conquistou a pole position, marcando a primeira pole internacional da Stock Car. A introdução do Lancer em 2005 representou uma inovação técnica, quebrando a exclusividade dos modelos Chevrolet Astra que dominavam a categoria até então.
Durante a corrida, Cacá Bueno adotou uma estratégia cautelosa nas voltas iniciais, mantendo-se na sexta colocação. Ele ganhou duas posições após um incidente envolvendo o argentino Esteban Tuero, convidado para a prova, e Ruben Fontes, que havia vencido a etapa anterior em Tarumã. Com isso, Cacá subiu para quarto e, posteriormente, alcançou a terceira posição, ficando atrás apenas de Losacco e Fittipaldi.
A prova ganhou emoção na disputa entre Cacá e Fittipaldi. Em uma manobra arrojada, os dois se tocaram, o que resultou em Cacá caindo para a quinta colocação. Apesar do revés, ele se recuperou, voltando ao terceiro lugar após uma confusão envolvendo Thiago Camilo e Alceu Feldman, que vinham à sua frente. No entanto, os danos sofridos no carro de Cacá comprometeram seu desempenho, forçando-o a fazer uma parada nos boxes. Ele caiu para a 17ª posição e, na penúltima volta, escapou da pista, abandonando a corrida.
Enquanto isso, Giuliano Losacco dominou a prova e cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando sua primeira vitória na temporada. A corrida dos sonhos para Losacco contrastou com o pesadelo de Cacá. “O carro é bom, eu poderia facilmente ter chegado entre os dois ou três primeiros colocados. O carro não tinha motor na classificação, mas até que teve um bom desempenho na corrida. Vamos tentar agora no Rio. Ainda estamos com uma vantagem boa, mas não tão confortável quanto antes”, declarou Cacá após o abandono.
Com a vitória, Losacco somou 25 pontos, reduzindo a diferença para Cacá de 48 para 23 pontos (148 x 125), com apenas duas etapas restantes no campeonato: Rio de Janeiro e São Paulo. “Essa vitória veio na hora certa. Nunca desisti da briga pelo título e estamos aí mais do que nunca nessa disputa. Espero levar a decisão para São Paulo”, afirmou Losacco, confiante.
A etapa de Buenos Aires se provou um divisor de águas na temporada de 2005. Losacco não apenas levou a decisão do título para a última corrida, em Interlagos, São Paulo, como conquistou o bicampeonato consecutivo. A vitória na Argentina deu o impulso necessário para sua campanha, enquanto Cacá Bueno viu sua confiança abalada após o abandono.
Cacá, no entanto, não demorou a se recuperar. Em 2006, já pela RC Competições, ele conquistou o primeiro de seus cinco títulos na Stock Car (2006, 2007, 2009, 2011 e 2012). A mudança de equipe veio acompanhada de uma troca de pilotos: Luciano Burti assumiu o lugar de Cacá na Petrobras-Action Power. A corrida de Buenos Aires, além de histórica por ser a primeira internacional válida pelo campeonato, permanece como um momento decisivo na trajetória de ambos os pilotos e na consolidação da Stock Car como uma categoria de alcance global.