Sam Bird retorna à Formula E como piloto reserva da Nissan
A equipe japonesa anunciou Sam Bird como piloto reserva e de desenvolvimento na temporada de 2025/26
Nesta quinta-feira (12), a Nissan anunciou que Sam Bird se juntará à equipe como piloto reserva e de desenvolvimento para a 12ª temporada da Fórmula E. O britânico atuará tanto no desenvolvimento do atual GEN3 EVO quanto no do GEN4, previsto para 2027.
Bird, considerado um dos mais experientes do grid, ingressou na Formula E na estreia da categoria em 2014, com 144 corridas, 27 pódios e 12 vitórias, pilotou para as equipes Envision Virgin Racing, Jaguar e McLaren. O piloto realizou sua última passagem pela NEOM McLaren e alcançou sua vitória mais recente no E-Prix de São Paulo de 2024, durante a 10ª temporada.
Em declaração oficial, Bird comentou:
“Estou extremamente feliz por me juntar à equipe Nissan de Fórmula E…Trabalhei em estreita colaboração com a Nissan nas últimas duas temporadas, então me sinto preparado, pois conheço bem o conjunto motopropulsor da Nissan na Fórmula E.”
"Tenho uma ótima relação tanto com o Oli (Rowland) quanto com o Norman (Nato), e são dois pilotos que respeito muito."
"Vou ajudá-los de todas as maneiras possíveis na pista e contribuindo para o desenvolvimento do atual GEN3 Evo e do futuro GEN4. O conhecimento que adquiri nos últimos dois anos me permitirá entrar direto no simulador e dar feedback instantâneo, apoiando a equipe para que ela possa consolidar o sucesso recente da 11ª temporada."
Tommaso Volpe, Diretor Geral e Chefe de Equipe da Nissan, elogiou o piloto e garantiu que será essencial para o desenvolvimento do GEN4, já que Bird conquistou vitórias em todas as três gerações de carros do campeonato.
"Estamos muito felizes em dar as boas-vindas a Sam como nosso piloto reserva e de desenvolvimento para a 12ª temporada. Ele é um dos pilotos mais experientes e bem-sucedidos do campeonato e competiu com nosso motor nas últimas duas temporadas, então não havia dúvidas de que ele seria uma ótima adição à equipe.”
"Ele desempenhará um papel importante enquanto buscamos nos manter na disputa pelo topo na próxima temporada, ao mesmo tempo em que nos preparamos para a GEN4."
A Nissan ainda não se pronunciou sobre a situação de Sérgio Sette Câmara, até então piloto reserva da equipe, mas a expectativa é de que o brasileiro não permaneça no cargo para a próxima temporada. A contratação de Sam Bird sinaliza uma reorganização interna no programa esportivo da equipe e reforça a aposta da fabricante em um nome experiente para acelerar o desenvolvimento do projeto GEN4.