PUBLICIDADE

'Não sei mais como é vencer', diz Hamilton antes de saída da Mercedes em série sobre F-1

Episódio da nova temporada de 'Drive to Survive', da Netflix, mostra clima de tensão na equipe e insatisfação que levou o heptacampeão a assinar com a Ferrari

23 fev 2024 - 20h10
(atualizado em 24/2/2024 às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O anúncio da ida de Lewis Hamilton para a Ferrari na Fórmula 1 foi considerado uma surpresa para muitos. Um dos episódios da nova temporada de Drive to Survive (F1: Dirigir para Viver aqui no Brasil) na Netflix, que chegou à plataforma de streaming nesta sexta-feira, 23, mostra que a decisão do heptacampeão não foi tão repentina assim.

"Não sei mais como é vencer, não lembro da sensação", diz ele nos primeiros minutos do episódio intitulado 'Salto de Fé', que mostra os bastidores da renovação do contrato de Hamilton com a Mercedes. O acordo inicial, anunciado em 2023, era de que Lewis continuaria na equipe até 2025, mas o piloto acionou uma cláusula que permitia o cumprimento de apenas metade do contrato e será companheiro de equipe de Charles Leclerc na escuderia italiana ano que vem.

"Meu objetivo é voltar ao topo, quero vencer um campeonato outra vez, recuperar meu oitavo", diz Hamilton. A temporada de 2022 foi a primeira da carreira do inglês em que ele não venceu uma corrida sequer. No ano seguinte, o mesmo se repetiu. A última vitória aconteceu em 2021, no Grande Prêmio da Arábia Saudita, a penúltima do campeonato marcado pela polêmica de Abu Dhabi, quando Max Verstappen foi consagrado campeão.

Hamilton e o atual companheiro de equipe, George Russell, não esconderam a insatisfação com o projeto do carro da Mercedes nas últimas duas temporadas. "Quando entrei no carro em 2023, vi que era o gêmeo malvado do outro", continua Hamilton. Ele relata que pediu à equipe por mudanças no carro e avisou que a trajetória da temporada seria ruim se continuassem insistindo naquele projeto.

"Lembro que me responderam: sabemos o que estamos fazendo, você está errado. Com certeza foi um momento interessante. Eu disse: 'tá bem, vou me afastar. Não quero pisar no calo de ninguém'". Em seguida, ele revela que quando a temporada de 2023 começou, chegou a ouvir da equipe: "é, talvez você esteja certo".

Em um momento de tensão do episódio - já divulgado no trailer da temporada - Hamilton conversa com Toto Wolff, chefão da Mercedes, e confessa a preocupação com o tempo que lhe resta no esporte. "Você pode continuar aqui por mais 20 anos, eu não".

Os primeiros rumores da ida para a Ferrari aparecem nesta temporada, mas são negados por Hamilton e abafados quando a renovação com a Mercedes é anunciada. Os bastidores da reviravolta certamente serão o foco da próxima temporada de Drive to Survive, que só deve estrear no ano que vem.

Além de Hamilton

Os outros nove episódios de Drive to Survive mostram o ressurgimento da Aston Martin no início do campeonato de 2023, a volta de Daniel Ricciardo ao grid, as brigas internas de Pierre Gasly e Esteban Ocon e outros bastidores da temporada.

Episódio 1: O dinheiro manda

Lawrence Stroll está disposto a fazer de tudo para que a Aston Martin seja campeã mundial. Mas esse sonho pode terminar antes mesmo do início da nova temporada.

Episódio 2: Sob pressão

A McLaren tem um trabalho duro pela frente depois da última temporada. O carro de Lando Norris decepciona mais uma vez, e ele começa a considerar outras opções.

Episódio 3: Guerra Civil

Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, competem desde a infância. Eles conseguirão superar a rivalidade agora que estão no mesmo time?

Episódio 4: O Último Capítulo

É uma batalha entre Haas e Williams. Enquanto uma equipe mantém a tradição, a outra está pronta para fazer novos movimentos ousados.

Episódio 5: A Queda

As esperanças são grandes para Nyck de Vries em sua primeira chance na Fórmula 1. Com a pressão aumentando, ele luta para manter o ritmo.

Episódio 6: Salto de fé

Lewis Hamilton é leal à Mercedes há 13 anos. Mas a vitória vem primeiro - e com seu contrato prestes a ser renovado, ele terá que tomar uma decisão difícil.

Episódio 7: É a vida

Um investimento de estrelas de Hollywood aumenta a pressão sobre a gestão da Alpine. Entre pilotos frustrados e resultados decepcionantes, algo tem que acontecer.

Episódio 8: Forza Ferrari

Na Itália, Ferrari é uma religião. Então, quando o time chega a Monza, todos os olhos estão voltados para o novo diretor, Fred Vasseur, para atender as orações dos torcedores

Episódio 9: Três é demais

Daniel Ricciardo finalmente está de volta ao circuito. Mas quando um acidente o deixa novamente de fora, um novato reserva entra em cena para ocupar seu lugar.

Episódio 10: Vermelho ou preto

Com a temporada chegando ao fim e o vencedor já garantido, as rivais Mercedes e Ferrari travam uma batalha acirrada pelo segundo lugar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade