MotoGP: “Precisaria de um milagre, mas a terceira posição ainda é possível”, afirma Morbidelli
Em exclusiva ao Parabólica, Franco ressaltou a dificuldade que enfrenta para conseguir se manter na briga pelo terceiro lugar no campeonato
Durante o treino classificatório, realizado nesta sexta-feira (07), Morbidelli caiu na curva 13 com cerca de cinco minutos do início da sessão. Em entrevista exclusiva ao Parabólica, realizada no fim da tarde, o piloto afirmou que a causa do incidente era desconhecida.
“É, algo aconteceu. Ainda não sei, com certeza, a causa porque não estava puxando demais. Isso nós vamos entender melhor essa tarde ao olhar os dados, no computador”.
Para o ítalo-brasileiro, a performance no sábado dependerá muito das modificações que serão realizadas com base nos resultados da análise do incidente durante o classificatório.
“Depende de como será a sensação sobre a moto, se vamos conseguir fazer um bom trabalho hoje para amanhã e acertar as modificações. Veremos como será o feeling. A velocidade dependerá disso”
Apesar do acontecimento nesta sexta-feira, Morbidelli pretende realizar um bom trabalho com a equipe neste fim de semana, reconhecendo a dificuldade que o circuito apresenta.
"Espero conseguir ser rápido aqui em Portimão, que é um circuito com muitas partes únicas e particulares. Será muito importante trabalhar bem para colocar a moto no lugar certo"
Matematicamente, ainda é possível que Franco consiga terminar o campeonato em terceiro lugar, mas não é um objetivo fácil de ser alcançado pois outros pilotos estão na briga pela posição e vêm apresentando melhores resultados que o piloto da VR46.
“Eu vou ter que fazer mais ou menos um milagre. A gente vai ter que trabalhar perfeitamente para conseguir os 37 pontos em todas as duas corridas. Vai ser muito difícil, mas tudo é possível no esporte, então vamos trabalhar do melhor jeito possível”
Quando questionado por outros jornalistas na zona mista, Morbidelli defendeu que o seu campeonato ainda não está acabado e que não vê as duas corridas restantes como “pré-temporada”:
“Isso não é “hora do lixo” para nós, de jeito nenhum. Tentamos fazer o melhor trabalho que podemos. Sei que precisamos de mais do que fizemos o ano todo, mas por que não?”
Respondendo sobre as melhorias que podem ser realizadas e sobre a queda de rendimento, Morbidelli reforçou a dificuldade em entender o que precisa ser melhorado.
“Há coisas nas quais precisamos melhorar mas é realmente difícil, no momento, entender como. É uma questão que passamos o ano todo tentando resolver e não conseguimos totalmente, essa é a realidade. Nunca pelo P1, P2 e P3 de forma consistente, enquanto os oponentes que estão à nossa frente foram capazes de apresentar um desempenho melhor. Estas serão as últimas ocasiões para tentar desempenho que estivemos buscando o ano todo.”
Neste sábado, a classificação da MotoGP será às 07:50 (horário de Brasília) e Franco Morbidelli começará no Q1. A sessão será transmitida pela ESPN4 e Disney+.