Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Automobilismo

Publicidade

MotoGP: Ducati defende Marc Márquez após incidente com Bezzecchi na Sprint do Catar

O italiano considera decisão dos comissários correta e também aponta Bezzecchi como favorito à vitória na corrida principal

8 nov 2026 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução / MotoGP

A Ducati saiu em defesa de Marc Márquez após o incidente com Marco Bezzecchi durante a corrida Sprint do GP do Catar disputada no sábado (7). Davide Tardozzi, chefe da equipe italiana, considerou o contato um incidente de corrida e descartou que o espanhol tenha assumido um risco desnecessário ao permanecer pelo lado de fora na primeira curva. Para o dirigente, os comissários tomaram a decisão correta ao não aplicar nenhuma punição ao piloto da Ducati.

O lance aconteceu na primeira curva, quando Bezzecchi tentou colocar sua Aprilia por dentro de Márquez, que estava na liderança da prova. Os dois acabaram se tocando, mas o italiano caiu, abandonando a disputa. O espanhol conseguiu permanecer na moto, mesmo com o acionamento do airbag de seu macacão durante o impacto.

A direção de prova analisou e decidiu não tomar nenhuma medida adicional, uma decisão que não agradou à Aprilia. O CEO Massimo Rivola, demonstrou insatisfação com o entendimento dos comissários. Já Márquez afirmou posteriormente que havia seguido sua trajetória habitual na curva e que não percebeu a presença de Bezzecchi ao seu lado.

Fabio Di Giannantonio, que terminou a sprint na segunda posição, também comentou o episódio e questionou a atitude do espanhol. 

"Você precisa olhar antes de fechar a trajetória assim. Ele estava por dentro" afirmou o italiano ao conversar com Márquez

Tardozzi apresentou uma interpretação diferente do lance. Em conversa com o repórter Jack Appleyard, durante o warm-up deste domingo, o dirigente reforçou que não considerava o espanhol culpado pelo acidente.

"Foi um incidente de corrida, e não há como Marc assumir um risco pelo lado de fora, porque normalmente é o piloto que está por fora que fica em dificuldade"

O chefe da Ducati também destacou que Márquez teve sorte de não cair após o contato, mas voltou a defender a avaliação dos comissários. 

"Felizmente, ele não caiu, mas acho que os comissários analisaram muito bem a situação e, se tomaram essa decisão, acredito que foi a correta", completou.

Márquez venceu a Sprint e chega à corrida principal com a primeira de cinco oportunidades para confirmar o título mundial de 2026. Para conquistar o campeonato já no Catar, o espanhol precisa vencer a prova e torcer para que seu principal rival, Jorge Martín, termine sem pontuar.

Apesar da possibilidade de antecipar a conquista, Tardozzi não demonstrou expectativa de uma comemoração neste domingo. O dirigente destacou o desempenho de Bezzecchi ao longo do fim de semana e apontou o italiano como um dos principais candidatos à vitória, especialmente pelo ritmo apresentado com o pneu médio.

"Acho que Marc está pensando em conquistar o maior número de pontos possível. Se houver uma possibilidade de título, estaremos lá, mas acredito que Bezzecchi vencerá a corrida. Parece que ele é o mais rápido com o pneu médio", avaliou.

Tardozzi ainda reforçou que a prioridade da Ducati é garantir o campeonato, independentemente de a conquista acontecer no Catar ou apenas na última etapa, em Valência. 

"Para nós, conquistar o máximo de pontos é o objetivo, e não nos importamos se vamos vencer aqui ou em Valência. Precisamos ganhar o campeonato, e Marc é inteligente o suficiente para entender isso", acrescentou.

Além de comentar a situação de Márquez, Tardozzi também atualizou o estado de Pecco Bagnaia, que sofreu uma fratura em dois ossos do pé direito após ser atingido por Fermín Aldeguer na primeira volta da sprint. O italiano deixou o Catar e seguiu para a Itália, onde passaria por uma cirurgia em Turim.

"Felizmente, não é tão grave. Ele está agora no voo para a Itália para fazer a cirurgia, provavelmente amanhã, em Turim. Mas, considerando esse tipo de acidente, podemos dizer que tivemos sorte", explicou Tardozzi.

O dirigente afirmou que uma avaliação mais precisa sobre o retorno do bicampeão será possível depois do procedimento cirúrgico, mas demonstrou confiança na recuperação do piloto para a próxima etapa.

"Depois da cirurgia, saberemos um pouco mais, mas Pecco é um lutador, então tenho certeza de que fará o possível para estar em Portimão", concluiu.

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra