IMSA: Balanço de performance para Long Beach é anunciado
Protótipos e GTs sofrem alterações visando a competitividade na prova do próximo fim de semana
A IMSA revelou, na última quinta-feira (03), uma série de alterações no Balance of Performance (BoP) para as categorias GTP e GTD, que competirão no Acura Grand Prix de Long Beach, marcado para o próximo fim de semana. As mudanças, detalhadas em um boletim técnico, afetam todos os carros e fabricantes participantes da terceira etapa do WeatherTech SportsCar Championship. As alterações são feitas com o objetivo de equilibrar o desempenho nas ruas desafiadoras do circuito californiano.
Ajustes na Categoria GTP
Na classe GTP, que reúne os protótipos de última geração, todas as montadoras receberam modificações em peso, potência e configurações de energia desde a última corrida, as 12h de Sebring. A Aston Martin Valkyrie AMR Pro foi a maior beneficiada, com uma redução de 10 kg em seu peso mínimo. Porsche 963 e Cadillac V-Series.R também tiveram alívio, com diminuições de 9 kg cada.
Por outro lado, a Acura ARX-06 enfrentará um desafio extra, ganhando 5 kg de peso mínimo, além de uma redução de 7 kW (aproximadamente 9,3 cavalos) na potência em velocidades abaixo de 230 km/h. Curiosamente, a Acura recebeu um aumento de 2,3% na potência em velocidades acima de 240 km/h, sugerindo uma tentativa de equilibrar seu desempenho em diferentes faixas de velocidade.
Porsche e Cadillac também sofreram cortes na potência em baixa velocidade, com reduções de 13 kW (17 cavalos), embora tenham ganhos percentuais na faixa superior, de 2,4% e 2,1%, respectivamente. O BMW M Hybrid V8 foi o único modelo a não receber ajustes de peso, mantendo-se estável em relação à configuração de Sebring.
Mudanças na GTD
Na categoria GTD, composta por carros GT3, as alterações foram ainda mais amplas, com todos os nove fabricantes recebendo ajustes em peso e potência. O Chevrolet Corvette Z06 GT3.R lidera as reduções de peso, com uma impressionante diminuição de 31 kg, seguido pela Ferrari 296 GT3 (27 kg) e pela Lexus RC F GT3 (24 kg). A maioria dos carros GT3 teve seu peso reduzido, mas o Porsche 911 GT3 R e o BMW M4 GT3 EVO foram exceções, ganhando 12 kg e 9 kg, respectivamente.
Em termos de potência, o Ford Mustang GT3 recebeu o maior aumento em baixa velocidade, com 5,6%, enquanto Porsche e BMW também tiveram ganhos significativos, de 4,8% e 4,5%, respectivamente.
O Grande Prêmio de Long Beach, com sua pista de 1,968 milha e apenas 100 minutos de duração, é conhecido por ser um teste de estratégia e precisão, onde o BoP desempenha um papel crucial para garantir corridas competitivas. Após as duas primeiras etapas do ano, focadas em endurance (Daytona e Sebring), esta será a primeira prova em formato sprint da temporada, o que pode explicar a quantidade de ajustes.
Com 27 carros confirmados para o grid, incluindo 11 na GTP e 16 na GTD, a expectativa é de uma disputa acirrada. A introdução do Aston Martin Valkyrie na GTP e as alterações generalizadas no BoP prometem adicionar uma camada extra de imprevisibilidade ao evento. A ação começa na sexta-feira, com treinos e classificação, enquanto a corrida está programada para sábado, 12 de abril.
Fãs e equipes agora aguardam para ver como essas mudanças se traduzirão nas ruas de Long Beach, onde cada quilo e cavalo de potência pode fazer a diferença entre a vitória e o pelotão intermediário.