PUBLICIDADE

Zandvoort bate pé e rejeita pedido de Assen para sediar segundo GP da Holanda de F1

O proprietário do circuito em Zandvoort, príncipe Bernhard, garantiu que tem exclusividade contratual assinada com a Liberty Media até 2025 e não há chance de Assen entrar na Fórmula 1 antes disso

13 ago 2022 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários
Circuito de Zandvoort, na Holanda
Circuito de Zandvoort, na Holanda
Foto: Dromo Circuit Design / Grande Prêmio

O Circuito de Zandvoort rejeitou, neste sábado (13), a pedida de Assen para sediar um segundo GP da Holanda de Fórmula 1.

O país, que voltou a receber a categoria depois de um hiato de 36 anos, tinha planos de fazer uma corrida na primavera e outra no outono, de acordo com o presidente da fundação do GP da Holanda, Jos Vaessen, graças ao sucesso e à popularidade de Max Verstappen, da Red Bull, que venceu o campeonato de 2021.

A concorrência entre as duas cidades por um GP de F1 foi grande, até que Zandvoort assinou seu contrato de três anos com a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da categoria. Assen, mesmo assim, vinha prosseguindo com seus planos em garantir uma vaguinha no calendário nos próximos anos.

Max Verstappen venceu o GP da Holanda em 2021 (Foto: Beto Issa)

O proprietário do circuito em Zandvoort, príncipe Bernhard, esclareceu dúvidas sobre o conflito entre as duas pistas. "A F1 está conosco, é uma exclusividade contratualmente acordada. Se pararmos de usá-lo, aí sim, abre-se a concorrência para todos. Nosso foco, agora, é para o próximo GP que sediaremos em setembro", disse à Formula1.nl.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O efeito Verstappen causou excelente impressão na Holanda, fazendo com que a corrida se tornasse um dos maiores eventos do país. "É claro que a primeira corrida foi boa, surpreendentemente. E, a partir daí, nos tornamos referência para outros circuitos. O momento de Max é bizarro, nunca tivemos tanto talento aqui", disse Bernhard.

Para o príncipe, o momento vivido pelo holandês da Red Bull dá margem para que a procura e a consagração da categoria no país aumente significativamente nos próximos anos. "Independentemente dele ser campeão mundial agora ou não, como era à época, um GP de Fórmula 1 é um grande evento esportivo que a Holanda pode ter, ainda bem que conseguimos isso", completou.

Em 2021, Max Verstappen venceu na volta da Holanda à F1, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas completando o pódio. O GP no país em 2022 está marcado para o próximo dia 4 de setembro. Enquanto o Circuito de Assen recebe provas da MotoGP e, em junho deste ano, teve vitória de Pecco Bagnaia, com Marco Bezzecchi e Maverick Viñales fechando o top-3.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade