PUBLICIDADE

Vettel fica com pouca gasolina no carro e é desclassificado. Hamilton herda 2º na Hungria

Durou apenas algumas horas a alegria da Aston Martin e de Sebastian Vettel com o GP da Hungria. O tetracampeão perdeu o segundo lugar depois que, após inspeção no carro, foi detectado que o tanque de combustível tinha somente 300ml, longe do 1L regulamentar para análise. Assim, Lewis Hamilton e Carlos Sainz completaram o pódio oficial da prova

1 ago 2021 17h11
| atualizado às 18h38
ver comentários
Publicidade
Sebastian Vettel conseguiu o segundo pódio na temporada 2021
Sebastian Vettel conseguiu o segundo pódio na temporada 2021
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

O sorriso de Sebastian Vettel e dos funcionários da Aston Martin com o segundo lugar no GP da Hungria de Fórmula 1 durou apenas algumas horas. A inspeção técnica feita pelos fiscais de prova neste domingo (1) detectou que o carro do tetracampeão do mundo acabou a corrida com apenas 300ml de combustível no tanque. Entretanto, o regulamento técnico diz que é necessário pelo menos 1L de gasolina para a análise.

Vettel não conseguiu levar o carro para o pit-lane depois da corrida e ficou parado à altura da curva 12. Além de Seb, George Russell, da Williams, teve de parar seu carro antes de completar a volta de chegada para os boxes. Entretanto, o documento assinado por Jo Bauer, delegado-técnico da FIA, mencionou apenas a ocorrência no carro de Vettel.

"Após a corrida, foi verificado no carro número 5 se uma amostra de 1L de combustível poderia ser retirada do carro. Foi possível tirar somente uma amostra de 0,3L seguindo os procedimentos previstos no Artigo 6.6.4 do Regulamento Técnico da F1 de 2021", diz o comunicado.

"Portanto, encaminho este assunto aos comissários para consideração, visto que isso não está em conformidade com o Artigo 6.6.2 do Regulamento Técnico da F1 de 2021", completa Bauer.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sebastian Vettel perdeu o pódio
Sebastian Vettel perdeu o pódio
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

A punição para a não-conformidade em tais casos é a desclassificação. A Fórmula 1 registrou uma punição do tipo pela última vez há quase dez anos, quando Lewis Hamilton perdeu a pole-position do GP da Espanha. Pastor Maldonado, então na Williams, herdou a pole, largou na frente e venceu a corrida em Barcelona, dando à equipe de Grove aquela que, até hoje, é sua última vitória no Mundial.

Em entrevista ao site alemão Motorsport-Magazin, Otmar Szafnauer, chefe da Aston Martin, disse que a equipe está em conformidade com o regulamento e que o carro de Vettel tem, na verdade, 1,74L e que houve um problema com a bomba de combustível. O dirigente de origem romena disse que tinha como provar a quantidade de gasolina no carro #5. O argumento, no entanto, não convenceu os comissários técnicos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Desta forma, Vettel e a Aston Martin perdem a segunda colocação e os 18 pontos somados na Hungria com a desclassificação. Por outro lado, a mudança no resultado coloca Kimi Räikkönen na zona de pontuação, em décimo, beneficia também Max Verstappen, que pula de 10º para nono e, desta forma, soma 2 ao invés de 1 ponto, mas ajuda mais ainda Lewis Hamilton.

Ao pular de terceiro para segundo no resultado oficial do GP da Hungria, Hamilton agora soma 18 pontos ao invés do 15 que teria anteriormente. Desta forma, o heptacampeão amplia a vantagem no campeonato: agora, com 195, o piloto da Mercedes vai para as férias de verão com 8 de frente para Verstappen, que soma 187.

Carlos Sainz, de quarto colocado na posição original, então pula para terceiro, e todos os demais pilotos sobem uma posição, a seguir: Fernando Alonso em quarto, Pierre Gasly em quinto, Yuki Tsunoda em sexto. Nicholas Latifi pula para sétimo, seguido por George Russell, Verstappen, de décimo para nono, e Räikkönen fechando o top-10.

Pouco tempo após a punição, a Aston Martin assinou um pedido de apelação para a FIA. Neste contexto, o departamento técnico da organização confiscou o carro 5 até que a corte determine a decisão final.

F1 2021, GP da Hungria, Hungaroring, Resultado Final - atualizado:

1 E OCON Alpine 70 voltas  
2 L HAMILTON Mercedes +2.736  
3 C SAINZ Ferrari +15.018  
4 F ALONSO Alpine +15.651  
5 P GASLY AlphaTauri Honda +1:03.614  
6 Y TSUNODA AlphaTauri Honda +1:15.803  
7 N LATIFI Williams Mercedes +1:17.910  
8 G RUSSELL Williams Mercedes +1:19.094  
9 M VERSTAPPEN Red Bull Honda +1:20.244  
10 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari + 1 volta  
11 D RICCIARDO McLaren Mercedes + 1 volta  
12 M SCHUMACHER Haas Ferrari + 1 volta  
13 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari + 1 volta  
14 N MAZEPIN Haas Ferrari + 1 volta  
15 L NORRIS McLaren Mercedes   NC
16 S PÉREZ Red Bull Honda   NC
17 L STROLL Aston Martin Mercedes   NC
18 C LECLERC Ferrari   NC
19 V BOTTAS Mercedes   NC
20 S VETTEL Aston Martin Mercedes   DSQ
           
VMR P GASLY AlphaTauri Honda 1:18.394  
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade