PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

GP de Miami: Mercedes de volta à briga na F1?

A Mercedes faz um primeiro dia de treinos muito bom e dá esperanças no GP de Miami. Pra valer ou fogo de palha?

7 mai 2022 - 08h53
Compartilhar
Exibir comentários
Hamilton no TL2: Mercedes evoluiu?
Hamilton no TL2: Mercedes evoluiu?
Foto: Mercedes / Divulgação

Os mercedistas ficaram animados com o primeiro dia de treinos do GP de Miami. Não foi algo circunstancial como Ímola, mas ambos os carros - especialmente Russell - mostraram uma melhora interessante de desempenho. É pra valer ou é fogo de palha?

Como havíamos dito aqui no Parabolica, a Mercedes traria neste GP algumas novidades para tentar destravar o desempenho do W13. E assim o fez: asa dianteira  ligeiramente revisada e uma asa traseira nova, com perfil mais baixo e menos curva. Além disso, novos acertos foram testados na fábrica em Brackley. Tudo isso para reduzir a resistência ao ar e reduzir o efeito da quicada ("porpoising").

O fato é que o W13 pareceu mais estável nas mãos de Hamilton e Russell. Visivelmente, o carro estava mais baixo do que em outras corridas. Isso ajuda na geração de apoio aerodinamico, garantindo melhor aderência e poder usar mais potência. A quicada ainda estava lá, porém prejudicando menos, aparentemente.

No entanto, temos que considerar que a temperatura local estava mais alta, o que ajuda a Mercedes a tratar melhor a questão do aquecimento dos pneus. Este era um problema que já aparecia no W12, mas que se tornou mais claro agora neste projeto. Outra questão são as longas zonas de DRS, que ajudam a reduzir o arrasto quando ligado e, assim, minimizam a questão da quicada.

Ainda não é possível dizer que a Mercedes está de volta. Em uma primeira vista, a melhoria é real. Mas precisamos ter uma ideia melhor do quadro, pois tanto Ferrari como Red Bull ainda tem margem de ter mais desempenho e, no pouco tempo de simulação de corridas, as Mercedes tiveram problemas com os pneus médios.

Mas os sinais são interessantes. O carro cresceu em aderência e velocidade. Só que a verdadeira decisão será em Barcelona com o maior pacote de atualizações. Aí veremos se a turma de Toto Wolff ainda queimará cartuchos para este ano ou as atenções virarão para o W14

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade