Gabriel Bortoleto avalia GP do Catar: "Corrida chata"
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, neste domingo, 30, na 13ª colocação, no Circuito Internacional de Lusail. O piloto da Sauber avaliou seu desempenho na corrida e falou sobre a prova.
"Todos nós sabíamos que a corrida seria mais ou menos assim. Todo mundo tem praticamente a mesma estratégia e, especialmente quando há um Safety Car mais cedo na corrida e todos param, então todos vão parar de novo na mesma volta depois. E é isso. Essa foi a corrida. Estava ali de boa, fazendo minha corrida e aprendendo. Fazendo coisas diferentes e tentando coisas diferentes. Foi meio que uma corrida chata. Acho que essa é a palavra. Queria que tivesse sido um pouco diferente", disse Gabriel Bortoleto neste domingo.
Mixed fortunes under the floodlights at Lusail, with an early race incident bringing Nico's run to an abrupt end, while Gabi fought his way through the midfield.
On to the season finale in Abu Dhabi 💪🔜#QatarGP pic.twitter.com/TA2g3ePsrV
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) November 30, 2025
No Grande Prêmio do Catar, cada jogo de pneus pode ser utilizado por apenas 25 voltas. Com isso, todos os pilotos precisaram parar nos boxes duas vezes ao longo da corrida. Logo do começo da prova, o acidente de Nico Hulkenberg causou uma bandeira amarela e o Safety Car entrou na pista.
Com isso, quase todos os carros fizeram as duas paradas juntos.
"Não cabe a mim dizer isso, porque imagino que seja por motivos de segurança. Eles não fazem isso para deixar a corrida mais divertida ou menos divertida. Acredito que façam isso por questões de segurança com os pneus. Obviamente, acho que todo piloto preferiria não ter essa regra e ter apenas uma corrida normal, na qual você pode escolher sua própria estratégia", analisou Gabriel Bortoleto.
Gabriel Bortoleto fez corrida de recuperação
No sábado, 29, Gabriel Bortoleto terminou a classificação na 14ª colocação. No entanto, por conta da batida no GP de Las Vegas, o brasileiro foi punido com cinco posições e precisou largar no 19º lugar.
Mesmo assim, em uma corrida de recuperação, o piloto da Sauber aproveitou os abandonos e conseguiu cruzar a linha de chegada na 13ª colocação. Ele ficou na frente de Pierre Gasly, Esteban Ocon e Franco Colapinto.
"Fico muito desapontado por termos de pagar a punição nesta corrida. Porque vimos pilotos largando na posição em que eu deveria largar, sem a punição, e conseguiram marcar um ou dois pontos. Então, sim, uma pena. Mas quando você comete erros, precisa pagar por eles, e isso é justo", finalizou Gabriel Bortoleto.
Agora, o brasileiro vai até os Emirados Árabes Unidos para disputar o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última etapa da temporada, entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Circuito de Yas Marina.