F1: Verstappen é pole em classificação fiel à temporada 2022
Max Verstappen larga na frente na última corrida da temporada. Perez e Leclerc brigam pelo 2º lugar, com vantagem para Perez
A Red Bull sempre esteve um passo à frente da rivais, e não foi verdadeiramente ameçada em momento algum. Max Verstappen sobrou, euquanto Sergio Perez e Charles Leclerc brigavam pelo 2º lugar. A Mercedes até apareceu em alguns momentos, mas acabou atrás dos carros azuis e vermelhos de Red Bull e Ferrari. Estamos falando do campeonato ou da sessão de classificação desse sábado (19) em Abu Dhabi? De ambos. A classificação acabou sendo um retrato muito fiel ao que foi o ano de 2022 na Fórmula 1.
Verstappen, já campeão com várias corrida de antecedência, conseguiu a pole com alguma vantagem, e larga da primeira posição na corrida final da temporada. Perez, também da Red Bull, fecha a primeira fila. Muito próximo ao mexicano ficou Leclerc, seu rival na luta pelo vice-campeonato. Ambos estão rigorosamente empatados na tabela, e a situação tem tudo para ser resolvida na pista na corrida de domingo (20).
Carlos Sainz, da Ferrari, acabou em 4º, um pouco distante de Leclerc mas em distância segura à frente da dupla da Mercedes. E, falando em Mercedes, mais um retrato fiel do campeonato. Lewis Hamilton e George Russell terminaram separados por apenas 0s003, com ligeríssima vantagem para o heptacampeão.
Sebastian Vettel, em sua última sessão de classificção, pode comemorar ter chegadao ao Q3 com a Aston Martin. O alemão larga da 9ª posição, atrás dos carros das três equipes grandes, além de Lando Norris (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine). Daniel Ricciardo fechou o top 10. Confira abaixo como foi a classificação para o GP de Abu Dhabi no detalhe:
Red Bull sobra e Vettel vai bem no Q1
As equipes principais demoraram mais que o usual para liberar seus carros no Q1. E foi a Red Bull quem se mostrou mais rápida nessa primeira saída. Verstappen cravou 1min24s754, apenas 0s066 mais rápido que Perez, ambos já mais rápidos que qualquer volta dos treinos livres. A dupla da Ferrari vinha menos de meio segundo atrás dos carros azuis.
Antes da última tentativa, estavam na desconfortável zona de eliminação: Vettel, Schumacher, Bottas, Albon e Latifi. E Vettel, em sua última sessão de classificação pela Fórmula 1, foi o primeiro a sair para pegar pista livre. Deu certo: o alemão subiu para 5º momentaneamente.
Uma intensa fila se formou na abertura das voltas finais, com todos querendo espaço para acelerar. Isso acabou prejudicando tanto quem vinha em volta rápida quando quem perdeu temperatura de pneus antes de pisar fundo. A tabela mudou intensamente nos segundos finais, e o Q1 terminou com Magnussen, Gasly, Bottas, Albon e Latifi (também de saída da F1) de fora. Red Bull e Ferrari seguiram na ponta de cima dos tempos.
Perez lidera em boa briga entre os postulantes a vice
A Mercedes não perdeu tempo em mandar Hamilton e Russell à pista. O vencedor de Interlagos foi 0s4 mais rápido que o hepta nessa primeira tentativa. As Ferrari e Lando Norris logo superaram os carros prateados, com Sainz sendo o melhor dessa leva. A Red Bull foi a última a sair, e chegou acabando com a brincadeira: Verstappen superou a todos, mas foi Perez quem deu show: 1mins24s419, mais de 4 décimos acima do colega.
Novamente, a Mercedes aproveitou a pista livre para liberar seus pilotos. Hamilton pulou para 2º, com 1min24s774. Russell ficou 2 décimos acima do colega. Vettel fez boa volta novamente e se garantiu no Q3.
Nos instantes finais, restaram eliminados entre os cinco últimos: Alonso, Tsunoda, Schumacher, Stroll e Zhou. Perez ficou mesmo à frente, tendo Leclerc logo atrás, distante menos de 1 décimo. Boa briga pelo vice-campeonato.
Uma fila de cada equipe
Mais uma vez, a Mercedes saiu antes e ocupou a pole provisória com Hamilton. Não durou muito: logo, a dupla da Mercedes superou os carros prateados, com Sainz à frente. A Red Bull veio em seguida. Perez vinha em boa volta, mas errou na curva final e ficou logo atrás de Sainz. Verstappen, por sua vez, acertou tudo e fez um temporal: 1min23s988
Vettel, que sofreu com tráfego duas vezes no Q2, evitou a confusão ao sair bem no momento em que todos os demais estavam nos boxes.
Nos minutos finais, Leclerc superou Sainz, mas não Verstappen. Verstappen melhorou sua marca, para 1min23s824. Perez chegou a fazer um setor roxo, mas ainda ficou atrás de seu colega. Cabia a Hamilton a chance de brigar com o campeão pela pole. Ele tinha um setor verde e um roxo, mas deu uma traseirada na antepenúltima curva e acabou não melhorando seu tempo.
Primeira fila da Red Bull, segunda da Ferrari e terceira da Mercedes. Retrato do que foi a temporada de 2022 da Fórmula 1.