F1: TL1 tem bandeira vermelha e melhor tempo de Norris
O primeiro treino da temporada começou com bandeira vermelha devido à presença de cascalho na pista e ao acidente de Oliver Bearman.
A Fórmula 1 está oficialmente de volta e, após muito tempo, inicia sua temporada em Melbourne, na Austrália. As expectativas estão altas para o que promete ser uma das melhores temporadas da história, especialmente com novos pilotos em novas equipes e a volta de um piloto brasileiro ao grid.
Os primeiros carros a saírem para a pista em Melbourne marcam o início do FP1. Nico Hulkenberg foi o primeiro a se lançar para a pista com a equipe Sauber, seguido pelo novato Hadjar, que saiu para Racing Bulls, enquanto os demais pilotos começaram a se encaminhar para o pit lane para se juntar à fila.
Durante a manhã em Melbourne, Lewis Hamilton, com seu capacete amarelo, entrou na pista usando pneus médios e estreando como piloto da Ferrari.
Assim como no ano passado, a Pirelli trouxe três compostos para cada corrida, com os pneus C3, C4 e C5 escolhidos para Melbourne. Poucas equipes gastaram muito tempo com o pneu C5 nos testes, então elas com certeza queriam avaliar esse composto durante a sessão.
O destaque inicial foi Max Verstappen, com muita ação desde o começo. Hamilton teve um pequeno bloqueio de pneus, enquanto Verstappen ficou no topo com o tempo de 1m19.771s. Havia marcas de fluxo visível na pista enquanto as equipes continuavam a coletar dados aerodinâmicos, e Nico Hulkenberg até saiu com um ancinho aerodinâmico em seu carro para suas primeiras voltas.
O novato Liam Lawson substituiu Sérgio Perez, que foi demitido da Red Bull no ano passado. Em determinado momento, Lawson comentou: “Eu toquei na parede na entrada da Curva 9, só dei uma raspada.” Por sorte, o carro não sofreu danos.
Alex Albon teve um início de treino atrasado, saindo quase meia hora depois, quando a equipe finalmente liberou o carro após ajustes nos boxes.
Charles Leclerc, que detém o recorde da pista, assumiu a liderança por um tempo com 1m17.880s. Para referência, a pole position do ano passado foi 1m15.915s.
Jack Doohan e outros pilotos provocaram bandeira vermelha, após um incidente com o carro da Alpine, que teve uma roda na área de cascalho durante suas últimas voltas. Isso fez com que as bandeiras vermelhas fossem levantadas para a limpeza da pista.
Um momento tenso durante o treino foi protagonizado por Oliver Bearman. Ele estava em sua primeira volta com pneus macios, quando acabou batendo após ter uma perda de controle, não tendo feito uma volta com o carro leve. A Haas, que focou seus testes de pré-temporada com combustível mais alto, estava com um carro diferente, o que pode ter influenciado o acidente. Bearman, após 12 voltas, ficou com o P18. O acidente foi mais tenso do que parecia no início, já que ele pegou um meio-fio, teve um estalo que o levou para o cascalho, e, ao sair, acabou rodando e batendo nas barreiras. O carro sofreu danos significativos tanto na frente quanto na traseira, obrigando a Haas a realizar uma reconstrução.
Quando a bandeira verde voltou, Yuki Tsunoda bloqueou Lando Norris para evitar que ele passasse, mantendo sua posição na pista. Após alguns momentos frustrantes para Norris, ele desistiu da luta e recuou, aparentemente se preparando para dar uma volta após dois aquecimentos.
Já no final do treino, as câmeras captaram George Russell fora da pista na Curva 4, quando as bandeiras amarelas foram acionadas. Ele retomou a pista, e os replays mostraram que tocou na grama na saída da Curva 3, o que fez o carro girar e sair para a área de escape da Curva 4. "Eu deixei cair uma roda?" ele perguntou pelo rádio, e a resposta foi sim.
Lando Norris liderou a sessão de treinos com um tempo de 1m17.252s, 0,149s à frente de Carlos Sainz, seu ex-companheiro de equipe, com Leclerc em terceiro, 0,060s atrás.
O Treino Livre 2 acontecerá às 02:00 da manhã, no horário de Brasília.