PUBLICIDADE

F1 resgata passado e descarta pódio em prova classificatória

Categoria fará no sábado versão moderna de cerimônia antiga com colares de flores, mas não promoverá celebração como as de domingo após o GP

14 jul 2021 - 18h30
(atualizado às 20h12)
Compartilhar
Exibir comentários
A estreia das corridas de classificação na Fórmula 1 já ocorrerá neste fim de semana, no GP da Inglaterra, no tradicional circuito de Silverstone. Desde a divulgação do novo modelo, ficou decidido que será dado pontos aos três primeiros colocados da corrida sprint, mas sem nenhuma celebração no pódio. No entanto, haverá uma apresentação especial para os trio de pilotos que homenageia a história da categoria, embora com um toque moderno.
Cerimônia de premiação terá projeção de colares de flores nos três primeiros colocados da corrida de classificação de sábado na Fórmula 1
Cerimônia de premiação terá projeção de colares de flores nos três primeiros colocados da corrida de classificação de sábado na Fórmula 1
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Após a corrida, os competidores que marcarem as três primeiras posições seguirão direto para o "desfile da vitória" - e, em Silverstone, à frente de mais de 100 mil espectadores. Além disso, será projetado um colar de flores nos pilotos, assim como era feito nas comemorações das vitórias nas décadas de 1960 e 1970, principalmente.

"A corrida de classificação é um formato totalmente novo e emocionante, então sentimos que era importante criar um momento pós-corrida que fosse igualmente especial", disse Alex Molina, diretor de eventos na Fórmula 1.

"O momento reconhece as sete décadas de história do esporte e as combina com um toque moderno, muito parecido com o próprio modelo sprint", acrescentou.

Dentro do primeiro teste do formato, o vencedor da corrida de classificação será o pole-position de domingo. A Fórmula 1 pretende estudar esse novo modelo em mais duas oportunidades na temporada 2021. A ideia é encontrar um sistema que embaralhe as forças do grid e torne as corridas mais imprevisíveis.

O primeiro treino livre do GP da Inglatera, com duração de uma hora, começa às 10h30 (de Brasília) desta sexta-feira. A corrida de classificação, que terá duração de apenas 30 minutos, está marcada para ser iniciada às 12h30 de sábado. Já a prova de domingo terá largada às 11h.

 
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade