Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Piastri lidera único treino livre em Spa na Bélgica

Piastri, Russell e Verstappen fecharam o topo da tabela em Spa. O único treino do fim de semana foi suficiente para dar pistas.

25 jul 2025 - 08h33
Compartilhar
Exibir comentários

Oscar Piastri liderou o único treino livre em Spa-Francorchamps, na Bélgica, e reforçou suas chances de uma boa posição na classificação para a Sprint Race. George Russell e Max Verstappen completaram o top 3 com os melhores tempos da sessão.

Oscar Piastri durante treino livre na Bélgica
Oscar Piastri durante treino livre na Bélgica
Foto: Reprodução / Internet

O fim de semana da Fórmula 1 em Spa-Francorchamps começou com apenas um treino livre, já que a programação inclui a Sprint Race. Com isso, as equipes precisaram aproveitar ao máximo os 60 minutos de pista, testando diferentes compostos e configurações.

Logo no início, Carlos Sainz enfrentou problemas no carro e precisou retornar aos boxes em modo de segurança. Stroll também teve dificuldades e perdeu tempo valioso. Red Bull e Haas optaram por iniciar com pneus médios, enquanto a maioria apostou nos duros – que devem ser pouco utilizados no sábado.

A sessão teve clima seco, temperaturas amenas e muitos testes aerodinâmicos, como o uso de flow-vis por parte da Red Bull e McLaren. Ferrari trouxe uma nova suspensão traseira para complementar o assoalho estreado na Áustria, mas o acerto agressivo fez o carro de Leclerc raspar bastante no solo.

Apesar da extensão do circuito, o tráfego ainda foi um problema. Leclerc quase atrapalhou Albon, e Hamilton se enroscou com Bortoleto. Outro incidente, entre Colapinto e Russell, foi anotado pelos comissários, mas sem necessidade de investigação.

Leclerc terminou no topo da tabela com 1m44.148s nos pneus duros, seguido de perto por Piastri e Verstappen. A diferença entre os três foi inferior a um décimo de segundo, mostrando o equilíbrio entre os carros mesmo em um circuito de 7 km.

Os finais de semana com Sprint sempre traziam uma dinâmica diferente. Com menos tempo de pista, as equipes priorizavam testes em ritmo de corrida. A Sprint Qualifying exigia pneus médios no SQ1 e SQ2, e macios no SQ3 – o que dificultava a preparação para quem usava pneus duros neste treino.

Nos minutos finais do único treino livre em Spa, algumas equipes mudaram de estratégia: Mercedes e Racing Bulls colocaram pneus médios e abriram mão dos macios. Mesmo assim, Russell conseguiu um ótimo segundo lugar. Verstappen também subiu para segundo, mas perdeu tempo no segundo setor.

Stroll foi o primeiro a usar pneus macios e assumiu a liderança com uma volta forte, mas Piastri logo superou com quase um segundo de vantagem. Outros pilotos, como Verstappen, Alonso e Gasly, também entraram com macios no fim, tornando os últimos minutos da sessão bem movimentados.

A classificação da Sprint Race está marcada para às 11h30, no horário de Brasília.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade