F1: O que é a prancha que desclassificou a McLaren em Las Vegas
Os dois líderes do campeonato, Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados após inspeção nos carros.
A McLaren sofreu um duro golpe no Grande Prêmio de Las Vegas. Após a inspeção técnica realizada ao fim da corrida, os carros de Lando Norris e Oscar Piastri não cumpriram a espessura mínima exigida para o skid block traseiro, o que levou à desclassificação dos dois pilotos.
Com a decisão, Norris perdeu o segundo lugar e Piastri foi retirado do quarto posto conquistado na madrugada de domingo. A irregularidade infringiu o artigo 3.5.9 (e) do regulamento técnico da Fórmula 1 de 2025, que determina medidas específicas para o conjunto do plank e do skid block – peças instaladas na parte inferior dos carros para controlar a altura mínima em relação ao solo.
A punição mexeu diretamente na disputa pelo título. O resultado coloca Max Verstappen ainda mais forte na briga: o holandês agora está empatado com Piastri em pontos e a apenas 24 de Norris, restando ainda 58 pontos em jogo até o fim do campeonato.Mas o que são os elementos chaves na desclassificação das McLaren?
Os planks, que antigamente eram feitos de madeira e hoje são produzidos normalmente em permaglass, são placas instaladas na parte inferior de todos os carros de Fórmula 1, indo da frente até a traseira. Eles foram introduzidos em 1994 como uma medida de segurança após as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger. A função principal é garantir que os carros mantenham uma altura mínima em relação ao solo. Assim, as equipes não conseguem baixar demais o carro para ganhar vantagem aerodinâmica. Além disso, o plank protege o assoalho quando o carro passa por zebras ou trechos irregulares em alta velocidade.
Já os skid blocks são peças de titânio que ficam ao redor do plank. Eles ajudam a manter a altura correta e evitam desgaste excessivo da placa. São também os responsáveis pelas faíscas que vemos quando o carro toca o chão em retas, devido à pressão da aerodinâmica empurrando o veículo para baixo.Como os planks e skids são medidos na F1?
Depois de cada corrida, alguns carros são escolhidos aleatoriamente para inspeção. A FIA usa ferramentas específicas para medir o desgaste em quatro furos pré-instalados no plank e no skid. Cada furo tem 50 mm de diâmetro e 10 mm de profundidade. O regulamento determina que o plank, quando novo, deve ter 10 mm de espessura, com tolerância de ±0,2 mm. Durante o uso, ele naturalmente se desgasta, mas após a corrida não pode ter menos que 9 mm de espessura nos pontos de medição.Se a espessura ficar abaixo desse limite, o carro estará irregular e o piloto será desclassificado.