F1: Norris assume o número 1 para 2026 e força Verstappen a mudar
Campeão de 2025 abandona o número 4, mantendo a tradição do número do campeão e altera cenário numérico da F1.
O novo Campeão Mundial, Lando Norris, irá assumir um novo número par a temporada de 2026 na Fórmula 1. Após conquistar seu primeiro título mundial em 2025, o britânico confirmou que deixará o tradicional número 4, usado desde sua chegada à categoria, para adotar o número 1, exclusivo do campeão vigente.
A decisão reforça uma tradição que muitos pilotos escolhem não seguir. Mas em entrevista, Norris ressaltou que a escolha também celebra o trabalho coletivo da equipe. “É tradição. Você conquista esse número. Meus mecânicos e engenheiros merecem esse reconhecimento tanto quanto eu. Assim, todos podem dizer: ‘somos número 1’”, comentou.
Assim, Max Verstappen precisará definir um novo número para a próxima temporada. O tetracampeão, o número 1 desde 2022, mas perde o direito após ficar sem o título em 2025. Ele pode voltar ao clássico 33, mas revelou que considera adotar o número 3.
“Meu número favorito é o 3. Só precisamos ver se isso realmente será possível”, afirmou, Max.
A alteração de Norris acontece em meio à flexibilização das regras de numeração. Desde 2014, os pilotos eram obrigados a manter o número escolhido no ano de estreia. Porém, a mudança passou a permitir trocas anuais, abrindo espaço para que mais competidores renovem suas identidades visuais a cada temporada.