F1: Lando Norris lidera TL3 no GP da Itália
McLaren segue dominante e Norris crava o melhor tempo em Monza; Brasileiro Gabriel Bortoleto fez o 6º melhor tempo.
Na manhã deste sábado (06) a F1 foi para as pistas para realizar a última sessão de treinos classificatórios do Grande Prêmio da Itália, em Monza. Lando Norris cravou o melhor tempo com 1m19s331, à frente de Charles Leclerc, que fez a segunda melhor volta no minuto final, e de seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri. O brasileiro Gabriel Bortoleto teve uma boa atuação, fazendo a sexta melhor volta, apenas 0s2 do líder.
Como foi o TL3 em Monza?
No início da sessão em Monza, a maior parte dos pilotos entrou na pista com pneus duros e médios, e Tsunoda logo apareceu no topo da tabela. Pierre Gasly, de contrato renovado com a Alpine até 2028, foi um dos primeiros a marcar tempo, mas sua volta em 1min23s965 logo foi superada por Franco Colapinto e, depois, pelo próprio Tsunoda, que cravou 1min21s876 como referência no início do treino.
As variações de compostos foram aumentando à medida que a atividade avançava. Isack Hadjar apostou nos macios e saltou para segundo, enquanto Hamilton, com pneus médios, registrou 1min20s953 e assumiu a vice-liderança, à frente de Leclerc, também de médios. Carlos Sainz, por sua vez, enfrentou dificuldades com o vento e passou reto na primeira chicane. Já Oscar Piastri se destacou entre os que usavam duros, ficando apenas 0s177 atrás de Tsunoda.
Leclerc registrou 1min20s054, ficando a apenas 0s014 do tempo de Verstappen e colocando a Ferrari na segunda posição, seguido por Hamilton. Até aquele momento, o top-10 ainda tinha Tsunoda, Hadjar, Antonelli, Piastri, Sainz, Norris e Hülkenberg.
Na sequência, Gabriel Bortoleto entrou forte e, com 1min20s660, assumiu a nona colocação, logo atrás de Piastri. Verstappen, porém, mostrou ritmo superior e desceu para a casa de 1min19s, ampliando sua vantagem para três décimos sobre Leclerc.
As diferenças nos compostos de pneus acabaram sendo determinantes nos tempos. A McLaren, por exemplo, priorizou os duros, e Piastri ficou a quase 1s do líder mesmo ao melhorar sua marca e subir para sétimo. Norris manteve a mesma estratégia, também distante do holandês, mas ambos claramente guardando os macios para a classificação.
Confira a classificação completa do treino livre 3 em Monza:
A Fórmula 1 retorna a pista em Monza às 11h para a classificação do Grande Prêmio da Itália.