F1: Jack Doohan se pronuncia no Instagram após ataques
O ex-piloto titular da Alpine se manifestou no Instagram após a grande repercussão de uma fake news divulgada por uma página nas redes.
Jack Doohan e sua família foram alvo de dezenas de comentários nas redes sociais neste último final de semana, após uma montagem publicada por uma página no Twitter incitar o hate por parte de torcedores argentinos. Desta vez, a vítima foi Mick Doohan, pai do piloto.
Franco Colapinto assumiu o assento de Jack Doohan no Grande Prêmio de Imola, após a equipe demitir o piloto australiano depois de apenas seis corridas. Durante o último treino livre na sexta-feira, o argentino perdeu o controle do carro e acabou batendo, o que provocou uma bandeira vermelha na sessão e gerou uma série de comentários nas redes.
Pouco depois, uma página no X (antigo Twitter) publicou uma montagem que simulava um story do Instagram de Mick Doohan, pai de Jack, supostamente ironizando o acidente de Colapinto com uma indireta sobre a troca de pilotos. Na imagem falsa, ele teria publicado a foto do carro batido junto a uma mensagem sugerindo que seu filho havia sido substituído por alguém que já causava prejuízos logo na estreia.
O problema é que essa publicação nunca existiu. Apesar disso, a montagem ganhou repercussão rapidamente, e as redes sociais não perdoaram: choveram comentários ofensivos direcionados à família Doohan, especialmente por parte de torcedores argentinos.
O piloto se manifestou após a conta do Twitter @/formulafakers divulgar informações falsas envolvendo sua família! Jack: “Como você pode ver claramente, a história que circula acima é completamente falsa. Foi fabricado por fãs argentinos tentando retratar a mim e à minha família sob uma luz negativa. Eles editaram o conteúdo original para fazê-lo parecer que meu pai o postou, o que é totalmente falso. Por favor, pare de assediar minha família. Eu não pensei que teria que chegar a este ponto.”
“A fonte original que postou e fez a história. Esse tipo de conteúdo é tão prejudicial.”
Em meio ao episódio envolvendo os nomes de Jack Doohan e Franco Colapinto, a Alpine publicou na tarde desta segunda-feira (19) um comunicado:
"Como uma equipe de F1, acreditamos que temos sorte de ser parte de um esporte global que evoca grande paixão e emoções, com uma comunidade crescente de fãs que acompanham entusiasmadamente cada passo de seu piloto favorito, seja por uma ultrapassagem na pista ou por um estilo que eles tenham adotado quando chegam ao paddock.
Encorajamos todos a lembrar que atrás do visor destes atletas super-humanos há uma pessoa. Um indivíduo com sentimentos, família, amigos e pessoas amadas. Como uma equipe, não podemos tolerar abuso online e pedimos a todos os fãs deste esporte que amamos para que sejam gentis e respeitosos".