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F1: Hamilton e Leclerc desclasssificados do GP dos USA. Entenda

Após o final do GP dos EUA, a verificação constatou que os carros de Hamilton e Leclerc estavam fora do regulamento. Entenda

22 out 2023 - 21h32
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Hamilton e Leclerc em Austin: após a corrida, constatado desgaste excessivo no fundo...
Hamilton e Leclerc em Austin: após a corrida, constatado desgaste excessivo no fundo...
Foto: Mercedes AMG F1

Uma corrida de carros não acaba somente com a bandeirada final e o recebimento de troféus. Existem uma série de situações a serem cumpridas após os carros chegarem. Um deles é a verificação técnica por parte dos Comissários da FIA.

O Delegado Técnico da FIA, Jo Bauer, comanda um grupo de comissários que verificam diversos pontos do carro para garantir a sua aderência ao Regulamento Técnico. Não somente os três primeiros, mas vários outros também são observados. Para se ter ideia, aqui um exemplo dos carros que foram verificados após o GP do Catar, listados no documento 88, que é acessível no site da FIA.

Extrato do Documento 88, onde o Delegado Técnico lista vários carros verificados após o GP do Catar
Extrato do Documento 88, onde o Delegado Técnico lista vários carros verificados após o GP do Catar
Foto: FIA

Um dos itens observados é a prancha colocada no fundo do carro. Introduzida ao regulamento técnico da F1 em 1994, dentro das medidas de segurança após Imola, ela é a maneiraencontrada pela FIA de garantir que a altura mínima dos carros é observada.

Composta de uma resina chamada Jabroc, bem semelhante à madeira, esta prancha deve ter 10 mm (ou 1 cm) de espessura. O regulamento ainda considera que há uma tolerância de 1mm por conta das oscilações do carro contra o piso. Desta forma, um F1 deve ter a prancha com 9 mm no mínimo, podendo ser dividia em 3 setores. Tudo isso está no item 3.5.9 do Regulamento Técnico

Item do Regulamento Técnico da F1 que fala da espessura da prancha - letra e
Item do Regulamento Técnico da F1 que fala da espessura da prancha - letra e
Foto: FIA / Regulamento Técnico F1

Para conferência, é especificado que a prancha tenha pelo menos 4 furos que permitam aos Comissários constatarem se a espessura está dentro do permitido pelo regulamento. E foi o que aconteceu com Hamilton e Leclerc.

Fundo da Mercedes de Hamilton em Monaco: em vermelho, os furos para verificação da espessura
Fundo da Mercedes de Hamilton em Monaco: em vermelho, os furos para verificação da espessura
Foto: Scuderia Milani / X

Caso julguem as explicações insuficientes, os Comissários podem desclassificar os carros da corrida. Ainda há espaço para que haja constatação. Porém, a primeira ação é a desclassificação sumária.

Vimos isso acontecer em 1994, ano da introdução. O primeiro carro a ser constatado que a espessura estava fora do estabelecido foi o Footwork de Gianni Morbidelli, no GP da Alemanha. Naquele momento, os Comissários aceitaram as explicações do time e o italiano manteve seu 4º lugar. Porém, algumas provas depois, no GP da Bélgica, Michael Schumacher foi desclassificado pelo mesmo motivo.

Após as explicações das equipes, os Comissários decidiram pela desclassificação de Hamilton e Leclerc pelo descumprimento das regras. Cabe direito às equipes de pedirem revisão da decisão. Porem, muda a classificação da corrida. Desta forma, o pódio passa a ser formado por Verstappen, Norris e  Carlos Sainz. O mais impressionante é que as duas Williams entram nos pontos, com Logan Sargeant marcado seu primeiro ponto na F1.

Documento de desclassificação de Hamilton
Documento de desclassificação de Hamilton
Foto: FIA
Documento de desclassficação de Leclerc
Documento de desclassficação de Leclerc
Foto: FIA
Parabólica
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