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F1: Grande Prêmio de Austin pode ter calor intenso

Pilotos enfrentarão temperaturas acima de 31ºC no circuito de COTA; equipamento ajuda a manter segurança e conforto durante a corrida.

13 out 2025 - 17h51
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Grande Prêmio De Austin pode ter altas temperaturas
Grande Prêmio De Austin pode ter altas temperaturas
Foto: Reprodução / Site F1

Os pilotos vão enfrentar temperaturas elevadas durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos, que acontece neste fim de semana no circuito de COTA, em Austin. As previsões apontam que os termômetros podem ultrapassar os 31ºC ao longo do evento.

Diante desse cenário, a FIA pode acionar o alerta de calor, recomendando o uso dos coletes de resfriamento, equipamento pensado para proteger os competidores.

Como funcionam os coletes de resfriamento:

O colete foi criado para auxiliar os pilotos a lidar com o calor extremo nas pistas. Ele faz parte de um sistema implementado pela Fórmula 1 em 2025, inspirado por situações como o GP do Catar de 2023, quando vários competidores sofreram desidratação, tontura e até chegaram a vomitar dentro do capacete devido às altas temperaturas. O equipamento tem como objetivo principal garantir a saúde e segurança dos pilotos, sem proporcionar qualquer vantagem esportiva.

O funcionamento do colete envolve a tecnologia Cypher Pro Micro Cooler, formada por uma caixa com microcompressor, evaporador e condensador, responsável por resfriar o líquido que circula pelo corpo do piloto. Esse líquido percorre tubos com 48 metros de extensão, conectados ao colete usado por baixo do macacão, que é resistente ao fogo. As equipes podem optar por resfriar os pilotos com ar, água ou soluções aquosas de cloreto de sódio, cloreto de potássio ou propilenoglicol, sendo proibido o uso de gelo seco.

Max Verstappen durante o Grande Prêmio Do Catar
Max Verstappen durante o Grande Prêmio Do Catar
Foto: Reprodução / Twitter Red Bull Racing

A instalação do equipamento é flexível: ele pode ser acoplado na lateral do chassi ou dentro do cockpit, de acordo com a preferência de cada equipe. Os testes começaram em 2024, e a primeira utilização oficial aconteceu no GP do Bahrein de 2025 com George Russell. 

Embora o sistema seja instalado em todos os carros quando a FIA declara o “alerta de calor”, os pilotos não são obrigados a vestir o colete em 2025. Caso optem por não utilizá-lo, 0,5 kg de lastro é acrescentado ao carro para manter o equilíbrio competitivo. A partir de 2026, o uso do colete será obrigatório.

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