F1: Entenda por que a McLaren foi desclassificada do GP de Las Vegas
McLaren perde resultados por desgaste irregular no assoalho e dupla devolve pontos decisivos a duas etapas do fim.
Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do GP de Las Vegas, realizado na madrugada deste domingo (23). A vitória ficou com Max Verstappen, da RBR. Durante as verificações pós-corrida, a FIA detectou desgaste acima do permitido na prancha do assoalho dos dois carros da McLaren, o que levou à punição.
Norris havia cruzado a linha de chegada em segundo lugar, somando 18 pontos, enquanto Piastri terminou em quarto e garantiria outros 12. Com a desclassificação, líder e vice-líder do campeonato perdem tudo que conquistaram na etapa, alterando diretamente o cenário da tabela a apenas duas corridas do fim da temporada 2025.
Antes da prova, Norris tinha 390 pontos — número ao qual retorna após a punição. Piastri volta para 366. A diferença entre os dois permanece em 24 pontos, mas agora o australiano aparece empatado com Verstappen, que chegou a 366 após os 25 pontos da vitória em Vegas.
Piastri segue como vice-líder porque possui mais triunfos que o holandês (7 a 6). Restam 58 pontos em jogo até o encerramento do campeonato: 33 no Catar e 25 em Abu Dhabi.
O resultado também muda o pódio e toda a zona de pontuação: George Russell sobe para o segundo lugar, e o jovem Kimi Antonelli — originalmente quinto — herda o terceiro posto, garantindo seu segundo pódio consecutivo.
Por que Norris e Piastri foram desclassificados?
Logo após o fim da corrida, o delegado técnico da FIA, Jo Bauer, realizou a inspeção padrão nos carros sob análise. Foi constatado que a prancha de madeira instalada na parte inferior dos monopostos apresentava espessura menor que os 9 mm exigidos pelo regulamento técnico de 2025.
Diante da irregularidade, ambos os pilotos e representantes da McLaren foram chamados para explicar o descumprimento do artigo 3.5.9 (e) do regulamento. Após a audiência, os comissários confirmaram a exclusão da dupla da prova, punição comum em casos desse tipo.
No carro de Piastri, as medições registraram 8,74 mm na área dianteira direita e 8,96 mm na traseira direita — valores ainda menores do que os inicialmente informados por Bauer. Já o carro de Norris apresentou 8,88 mm na parte frontal e 8,93 mm na traseira, também abaixo do mínimo permitido.
A McLaren argumentou que o carro enfrentou porpoising inesperado, além de ter tido tempo reduzido de ajustes devido às interrupções nos treinos. A equipe ainda afirmou que o desvio era pequeno em comparação com outros casos já vistos. Mesmo assim, os comissários mantiveram a decisão de exclusão.