Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com roxo, Red Bull inova em carro de 2013 e fala em "novo começo"

3 fev 2013 - 11h33
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Em evento realizado neste domingo na fábrica de Milton Keynes, na Inglaterra, a Red Bull divulgou pela primeira vez ao público o RB9, carro da equipe para a temporada 2013 da Fórmula 1. Chefe do time, Christian Horner afirmou que o veículo "marca o início de uma nova era" para a escuderia, atual tricampeã da categoria entre os construtores e entre os pilotos - com o alemão Sebastian Vettel.

Com RB9, Red Bull tentará defender tricampeonato da F1 entre construtores e pilotos
Com RB9, Red Bull tentará defender tricampeonato da F1 entre construtores e pilotos
Foto: Red Bull / Divulgação

» Site elege carros mais feios da F1 e inclui Ferrari de Alonso

» Confira as mulheres que agitaram o mundo da velocidade em 2012

A principal novidade aparente do novo modelo passa pela pintura, diferente da observada desde a entrada da companhia com uma equipe própria na F1, em 2005. O veículo tem detalhes em roxo na parte dianteira e essa cor predomina sobre o azul escuro na lateral e na asa traseira. 

O engenheiro-chefe Adrian Newey, projetista responsável pelos carros que conquistaram os três últimos títulos mundiais, manteve o degrau no bico, que virou tendência na categoria em 2012 e ficou popularmente conhecido como "bico de ornitorrinco", embora a inclinação do RB9 seja mais suave que a do antecessor, o RB8.

O degrau foi utilizado pelas equipes devido ao regulamento que na última temporada limitou a altura da parte frontal a 55 cm. Para este ano, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitiu a utilização de um painel - apelidado de "vanity panel", ou "painel da vaidade" - para cobrir esse degrau e tornar os carros mais agradáveis visualmente, mas escuderias como a Red Bull e a Lotus optaram por seguir com o "bico de ornitorrinco". 

Em entrevista à revista britânica Autosport, Newey afirmou que a dificuldade para encontrar ganhos no desenho dos novos carros "está aumentando" porque não houve "mudanças reais no regulamento" na comparação entre 2012 e 2013 - a última alteração significativa nas regras ocorreu em 2009. "Sabemos que acreditamos no que fizemos, mas não sabemos o que os outros fizeram. Ainda há muito desconhecimento", disse também o britânico. 

Pelo quinto ano seguido, a Red Bull inicia uma temporada da F1 com a dupla de pilotos formada pelo alemão Sebastian Vettel e pelo australiano Mark Webber. Eles participaram da apresentação, neste domingo.

Vettel, atual tricampeão mundial, contou que ainda não batizou o RB9. "Precisamos nos conhecer primeiro!", exclamou o alemão, que nos últimos campeonatos adotou o costume de dar nomes curiosos a seus monopostos, entre os quais ‘Julie’, Kate’, ‘A irmã safada de Kate’, ‘A saborosa Liz’, ‘Quente Mandy’ e ‘Pervertida Kylie’. No ano passado, ele chamou o RB8 de "Abbey", possível referência ao último álbum dos Beatles, sua banda favorita: "Abbey Road".

Depois da Lotus, da McLaren, da Ferrari, da Force India e da Sauber, a Red Bull foi a sexta escuderia da F1 a lançar o carro para a nova temporada. Na sequência, Mercedes e Toro Rosso (4 de fevereiro), Caterham e Marussia (5 de fevereiro) e a Williams (19 de fevereiro) farão as apresentações de seus novos veículos. 

A pré-temporada da F1 se inicia entre 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera; depois, as escuderias ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro em Barcelona e de 28 de fevereiro a 3 de março em Barcelona.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade