Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford avança em projeto de Hypercars para o WEC 2027

Ford anuncia parceria com a ORECA e nomeia Dan Sayers para liderar seu retorno à classe principal do World Endurance Championship em 2027

13 jun 2025 - 11h09
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Dan Sayers será líder do projeto da Ford
Dan Sayers será líder do projeto da Ford
Foto: Reprodução / Ford Performance

A Ford, que estará no grid da classe principal do WEC a partir de 2027, anunciou nesta sexta-feira (13) dois elementos fundamentais de seu programa de Hypercar: sua parceria de chassi com a ORECA e Dan Sayers como líder do projeto da montadora americana. 

Tendo como cenário os preparativos para as 24 Horas de Le Mans de 2025 e o maior número de Mustangs já reunidos na competição, o presidente e CEO da Ford, Jim Farley divulgou que a Ford terá parceria com a renomada fabricante francesa de chassis para o automobilismo. 

A ORECA Motorsport é responsável por projetar e fornecer chassis mundialmente conhecidos e vitoriosos, acumulando 240 vitórias na classe LMP2 e 10 vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans, além de ter experiência com três fabricantes na classe Hypercar. A fornecedora é referência global no endurance. 

Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance, também esteve presente para anunciar o experiente diretor Dan Sayers como Gerente do Programa Hypercar no WEC, vindo diretamente do cargo de Diretor de Programas na Red Bull Ford Powertrains, onde foi peça-chave no desenvolvimento da nova unidade de potência para 2026 da Fórmula 1. 

“A Ford Performance está encarando muitos desafios pelo mundo, mas liderar o retorno da marca ao seu lar espiritual, Le Mans, era uma missão que eu não podia recusar”, declarou Dan Sayers. “Tive a honra de vencer em Le Mans com a Aston Martin em várias classes, mas a chance de brigar pela vitória geral com a Ford é algo especial. Trabalhar com a Red Bull Ford Powertrains foi incrível, e sinto que estou apenas mudando de ala dentro da mesma família”. 

A última vez que a Ford disputou a vitória geral em Le Mans foi há quase 60 anos, com o lendário Ford GT40. Desde então, a marca focou em vitórias por classe, como a conquistada em 2016 com o Ford GT na categoria GTE Pro, e, desde 2024, com o Mustang GT3. Entre 1966 e 1969, a Ford conquistou quatro vitórias gerais consecutivas nas 24 Horas de Le Mans.

Com desenvolvimento e operação do motor sob responsabilidade da própria Ford, o hypercar americano fará sua estreia nas 24 Horas de Le Mans de 2027, na 95ª edição do evento.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade