F3: Tsolov é desclassificado e Câmara respira na liderança
Pilotos são excluídos por irregularidades técnicas na F3, e Rafael Câmara amplia vantagem na liderança do campeonato
O búlgaro Nikola Tsolov foi desclassificado da Corrida Principal da Fórmula 3 na Áustria. Após uma vitória dominante, largando da pole position e liderando de ponta a ponta, o piloto da Campos Racing foi convocado pelos comissários por conta de uma irregularidade na espessura do assoalho.
Com a decisão, Martinius Stenshorne, da Hitech TGR, herdou a vitória, com Mari Boya, da MP Motorsport, subindo para o terceiro lugar do pódio. Rafael Câmara ganhou um respiro na liderança do campeonato.
🚨 BREAKING: Nikola Tsolov has been disqualified from the F3 Feature Race in Spielberg
He loses the win, promoting Stenshorne to P1#F3 #AustrianGP pic.twitter.com/fSjUA9EWpY
— Formula 3 (@Formula3) June 29, 2025
Na vistoria pós-prova, os comissários determinaram que a parte traseira do assoalho do carro 12 estava abaixo da espessura mínima exigida, infringindo o Artigo 3.2.2 do Regulamento Técnico.
A Campos Racing alegou que havia medido o assoalho antes da corrida e que tudo estava dentro do regulamento. O time atribuiu o problema ao desgaste natural da prova e a um possível dano na lateral do assoalho, que também teria feito o carro andar mais baixo e, com isso, comprometido a conformidade da prancha.
Após ouvir os representantes da equipe, foi determinado que o assoalho do Carro 12 não estava dentro dos limites regulamentares, com uma espessura máxima de 3,7 mm na periferia de um dos furos designados — abaixo do limite mínimo permitido de 4 mm. Com isso, todos os tempos de Tsolov foram anulados e ele foi desclassificado da Corrida Principal.
Laurens van Hoepen, que havia conquistado a décima posição, também foi desclassificado por violar o Regulamento Técnico da categoria. Os comissários determinaram que o Carro 7 estava fora dos parâmetros permitidos, com os pneus dianteiro esquerdo, traseiro esquerdo e traseiro direito abaixo da pressão mínima exigida, conforme especificado na prévia técnica da Pirelli.
Com a exclusão de Tsolov, Rafael Câmara subiu para a quinta posição na corrida e agora soma 117 pontos no campeonato. O brasileiro ampliou sua vantagem para 23 pontos sobre Tim Tramnitz, segundo colocado com 94. Tsolov caiu para terceiro, com 89 pontos.