F3: Inthraphuvasak conquista 1º vitória; Câmara é P8
Tasanapol Inthraphuvasak faz história com vitória inédita em Silverstone; Rafael Câmara pontua e se distância na liderança do campeonato
Vitória inédita na Fórmula 3! Tasanapol Inthraphuvasak conquistou sua primeira vitória ao triunfar na corrida sprint em Silverstone, tornando-se o primeiro piloto tailandês a vencer uma prova na categoria.
Martinius Stenshorne, da Hitech TGR, largou de P6 e terminou em segundo, enquanto Mari Boya completou o top-3. O brasileiro Rafa Câmara terminou em oitavo e somou mais 4 pontos na disputa pelo título.
Largando da pole position com o grid invertido, o piloto da Campos Racing fez uma corrida sólida, perdendo momentaneamente a liderança no meio da prova, mas recuperando a posição e cruzando a linha de chegada no lugar mais alto do pódio.
No better sound on a Saturday morning... 🔊
All the lap 1 action from our Silverstone Sprint! 🍿👇#F3 #BritishGP pic.twitter.com/c7W6eCuCVK
— Formula 3 (@Formula3) July 5, 2025
Na disputa pelo título, o líder Rafael Câmara largou da 10ª posição, enquanto Nikola Tsolov, terceiro colocado na tabela, partiu de P12. Antes do fim da primeira volta, o piloto da Campos Racing se envolveu em uma colisão com Brando Badoer, da Prema, na Curva 4. O italiano ficou preso na brita, o que provocou a entrada do Safety Car na segunda volta. Tsolov caiu para a 29ª posição e não conseguiu se recuperar ao longo da corrida.
Com o resultado, Rafael Câmara chega a 120 pontos e mantém a liderança do Campeonato de Pilotos, seguido por Tim Tramnitz, com 93, e Nikola Tsolov, com 89. Martinius Stenshorne ocupa a quarta posição, com 76 pontos, 10 à frente de Mari Boya, quinto colocado com 66.
No Campeonato de Equipes, a Trident lidera com 207 pontos, enquanto a Campos Racing sobe para a segunda colocação, com 188. A MP Motorsport é a terceira com 158 pontos, seguida por Van Amersfoort Racing e ART Grand Prix, empatadas na quarta posição.
A Fórmula 3 volta à pista neste domingo (6), às 5h30 (horário de Brasília), para a largada da corrida principal em Silverstone.
Confira como foi a Corrida Sprint:
Inthraphuvasak manteve a liderança na largada, defendendo-se de Christian Ho. O piloto da DAMS Lucas Oil perdeu a segunda posição para Théophile Nael, da Van Amersfoort Racing, que avançou ao contornar Ho por fora em Brooklands.
Enquanto isso, os companheiros de equipe da Trident, Charlie Wurz e Rafael Câmara, protagonizaram uma disputa lado a lado pela 10ª posição, com o austríaco levando a melhor.
Nikola Tsolov teve um início complicado, caindo para 29º após um contato com Brando Badoer, da Prema, o que acionou o Safety Car.
A relargada ocorreu no início da volta 5, com Inthraphuvasak segurando Nael. Mais atrás, Stenshorne mergulhou por dentro de Ho na Curva 4 para assumir o terceiro lugar. Câmara também avançou, superando Wurz para voltar ao top-10.
Nael tomou a liderança na volta 6 com uma manobra por dentro na Curva 4, mas excedeu os limites de pista durante a ultrapassagem. Mais atrás, Boya subiu para sexto ao usar o DRS contra Noel León na volta 7. Van Hoepen também avançou para o quarto lugar.
Na metade da prova, Nael liderava com 0,5s de vantagem sobre Inthraphuvasak, que por sua vez tinha Stenshorne a apenas 0,7s em terceiro. Na volta 10, os comissários determinaram que Nael devolvesse a posição ao tailandês, que retomou a ponta.
Câmera e as batalhas no meio do pelotão
Ugo Ugochukwu ultrapassou Tim Tramnitz, que começava a perder rendimento. Na volta seguinte, Câmara mergulhou por dentro na Curva 4, forçando Tramnitz a espalhar e permitindo que Wurz avançasse para P10.
Na volta 13, Ugochukwu passou o companheiro de equipe León com uma manobra ousada pelo lado de fora em Stowe, assumindo o sétimo lugar. À frente, Boya superou Ho para garantir o quinto posto.
Na volta 14, Nael começou a perder ritmo, permitindo que Stenshorne se aproximasse. Com DRS, o piloto da Hitech assumiu a segunda colocação.
Batalhas pelo pódio
Ugochukwu continuou sua escalada, passando Ho para ser o sexto. Na disputa pelo pódio, Van Hoepen alcançou Nael e os dois batalharam intensamente. Ao saírem lado a lado na curva final, Boya aproveitou a brecha e mergulhou por dentro, assumindo o terceiro lugar.
THROUGH GOES BOYA! ⬆️🥉
We've definitely seen this somewhere before... 🤔#F3 #BritishGP pic.twitter.com/XnT8RSWnpD
— Formula 3 (@Formula3) July 5, 2025
Na última volta, Stenshorne reduziu a diferença para 1,2s, mas não conseguiu alcançar Inthraphuvasak, que confirmou sua primeira vitória na Fórmula 3.
Boya fechou o pódio em terceiro, colocando dois Campos no top-3. Nael recebeu uma penalidade de 10 segundos por forçar outro piloto para fora da pista, caindo fora da zona de pontos e promovendo Van Hoepen para quarto e Rafael Câmara para oitavo.