Wilsinho Fittipaldi lembra o início de Niki Lauda na FVee e "teste" na Copersucar
"Nunca vi um piloto reclamar dele. Sempre foi uma pessoa muita respeitosa, com uma capacidade técnica enorme para pilotar e acertar carros, e que dirigia com muita lealdade."
Assim, Wilson Fittipaldi Júnior guarda na lembrança o período em que conviveu com Niki Lauda, o tricampeão mundial de Fórmula 1 que morreu na última segunda-feira, aos 70 anos. Os dois tiveram uma relação de amizade, que até levou o austríaco a ser cogitado para pilotar na única equipe brasileira da F1, a Copersucar-Fittipaldi.
"O Niki Lauda estava muito curioso para conhecer o nosso carro", conta Wilsinho, que na época (1977) era chefe da equipe. "Um certo dia, ele chegou no nosso box junto com um batalhão de fotógrafos e sentou no carro. Eu brinquei que a partir daquele dia ele iria nos ver só de binóculos."
A imprensa italiana chegou a publicar na ocasião que a atitude de Niki Lauda criou um rumor de que ele poderia até trocar a Ferrari pela Copersucar-Fittipaldi, que já contava com Emerson como principal piloto. Mas não passou de uma especulação.
Wilsinho lembra de bons momentos com Niki Lauda. Os dois surgiram para o automobilismo na mesma época. Ambos começaram na Fórmula Vee, no final dos anos 1960. Na época, esta era a categoria escola com maior prestígio no Brasil e na Europa. Da FVee, Wilsinho, Emerson e Lauda chegaram à F2 europeia e, em seguida, à Fórmula 1.
"Nunca corremos na mesma equipe mas tínhamos uma boa amizade", afirma Wilsinho, que agora, aos 75 anos, está de volta à Fórmula Vee como consultor técnico e instrutor de jovens pilotos. "Sempre que possível, na sexta-feira do fim de semana de provas, saíamos para jantar."
Wilsinho recorda que Niki Lauda passou a ser um piloto muito preocupado com a segurança, principalmente após o acidente em 1976, quando sofreu graves queimaduras que deixaram marcas até o final de sua vida.
"Ele ainda voltou a correr naquele ano e poderia ter sido campeão na última prova, no Japão. Mas abandonou a corrida na segunda volta, chovia muito, ele achava que estava perigoso demais. O Emerson, com o Copersucar, também abandonou aquela prova logo no início."
Para Wilsinho, a morte de Niki Lauda anda teve consequência do acidente em Nurburgring, na Alemanha. "Além das queimaduras, ele respirou muita fumaça que causou graves problemas no pulmão. Isso ficou até o final de sua vida. Sem dúvida, foi uma grande perda, mas ele teve uma história muito bonita e vitoriosa, dentro e fora das pistas. É assim que vamos lembrá-lo."
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – WILSINHO FITTIPALDI e seu “ADEUS” para NIKI LAUDA:
STOCK CAR 2019 | Goiânia | MELHORES MOMENTOS (4ª e 5ª etapa):
ePRIX DE MÔNACO | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 9ª etapa:
O QUE APRENDEMOS COM O ePRIX DE MÔNACO 2018/19?
Lucas di Grassi comenta o ePrix de Mônaco 2019 – Fórmula E:
GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:
Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO
ePRIX DE PARIS | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 8ª etapa:
FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: