PUBLICIDADE

F1Mania

Decisões dos comissários alteram o resultado final do GP do Japão de F1 2019

13 out 2019 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários

Decisões tomadas pelos comissários após o GP do Japão de F1 alteraram o resultado da corrida. A primeira delas envolve um erro de sistema de sinalização, que indicou bandeira quadriculada uma volta mais cedo do que o correto, enquanto a outra é uma punição dupla para Charles Leclerc, da Ferrari.

Decisões dos comissários alteram o resultado final do GP do Japão de F1 2019
Decisões dos comissários alteram o resultado final do GP do Japão de F1 2019
Foto: STR / JIJI PRESS / AFP / F1Mania

O impacto imediato foi com que a corrida terminasse na volta 52 e não na volta 53: colocando Sergio Perez, da Racing Point, de volta na tabela depois do seu abandono na última volta e na nona posição, causando um efeito cascata no resultado; Leclerc perdeu uma posição após tomar 15 segundos como penalidade.

LECLERC TOMA DUAS PUNIÇÕES: INCIDENTE COM VERSTAPPEN E POR PILOTAR COM CARRO DANIFICADO

O astro da Ferrari, Charles Leclerc, recebeu um total de 15 segundos de penalidade no tempo final após o Grande Prêmio do Japão por causar uma colisão com Max Verstappen e depois não ter parado nos boxes mais cedo apesar de ter um carro danificado, o que significa que Leclerc agora cai para a P7 atrás de Daniel Ricciardo.

Verstappen estava do lado de fora de Leclerc, na curva 2, depois que as luzes se apagaram, mas a Ferrari sofreu uma saída de frente, fazendo com que o jovem de 21 anos pilotasse para o lado do Red Bull, rodando Verstappen.

Após a corrida, Leclerc recebeu uma penalidade de cinco segundos por esse incidente. No entanto, foi aplicada uma penalidade mais pesada por ficar na pista, apesar de ter um carro danificado, com a asa dianteira sendo danificada e o espelho retrovisor esquerdo caindo entre outras coisas. Dez segundos de penalidades extras por isso deixam Leclerc com um total de 15 segundos adicionados ao seu tempo.

Como Ricciardo estava 8,1 segundos atrás de Leclerc quando cruzou a linha de chegada, o australiano agora passará para a P6.

No entanto, a Racing Point apelou da legalidade dos carros da Renault e eles estão atualmente sob investigação.

SINALIZAÇÃO INCORRETA FORÇA CORRIDA TERMINAR UMA VOLTA MAIS CEDO

Os resultados oficiais do Grande Prêmio do Japão não incluirão a volta final da corrida devido a um erro no sinalizador de bandeira quadriculada.

Os resultados da corrida foram feitos com base no final da volta 52, em vez da distância total da corrida de 53 voltas.

O erro significa que Sergio Perez, que abandonou na última volta da corrida, foi classificado em nono lugar. Nico Hulkenberg é classificado em 10º em vez de em 9º, enquanto Lance Stroll não marca ponto, terminando em 11º em vez de em 10º.

O GP do Canadá do ano passado foi encerrado acidentalmente uma volta mais cedo porque a bandeira quadriculada foi exibida mais cedo. Depois disso, a FIA mudou as regras para 2019, que declararam que o painel de luz quadriculado, e não a bandeira, seria o sinal oficial de que a corrida terminou.

“Um painel de luzes quadriculado será o sinal de final de corrida e será mostrado na linha assim que o carro líder percorrer toda a distância da corrida”, afirma o Regulamento Esportivo da FIA de Fórmula 1.

"Se por algum motivo o sinal de final de corrida for dado antes que o carro líder complete o número programado de voltas ou o tempo prescrito seja concluído, considera-se que a corrida terminou quando o carro líder cruzou a linha pela última vez antes que o sinal tenha sido dado".

Receba as notícias da F1Mania pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – EXTREME E revela área da Amazônia, no Brasil, onde acontecerá etapa da categoria:

AUDI apresenta o E-TRON FE06 para a temporada 2019/20 da FÓRMULA E:

O que um piloto de Fórmula E faz durante as férias?

PORSCHE CUP BRASIL | ETAPA ESTORIL 2019 | MELHORES MOMENTOS:

Fórmula E: Como pilotos e equipes se comunicam:

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade