Daniel Serra acerta na estratégia e vence a 1ª da temporada 2019 no Velopark
O atual campeão da Stock Car, Daniel Serra, venceu a etapa de abertura da temporada 2019 – a corrida de número 500 da categoria - neste domingo no Velopark.
Largando na segunda posição, atrás do pole Thiago Camilo, Serra optou pela estratégia perfeita, em meio a uma corrida cheia de incidentes e troca de posições, para vencer a corrida.
Rubens Barrichello largou em terceiro, e demonstrou todo o seu talento para guiar um Stock. Após toque com Cacá Bueno, a barra de direção do piloto da Full Time ficou completamente torta, obrigando Barrichello guiar com o volante de lado, para terminar na segunda posição. Ricardo Maurício completou o pódio, largando em 17º e fazendo uma corrida de recuperação.
Thiago Camilo e Felipe Fraga completaram os cinco primeiros.
A Corrida
Logo na largada, realizada em fila indiana por causa da pista molhada, o pole position, Thiago Camilo, acelerou forte para manter a ponta, seguido de perto por Daniel Serra em segundo e Rubens Barrichello em terceiro.
Logo na segunda volta, Marcos Gomes mergulhou por dentro e tomou a quarta posição de Nelson Piquet Jr. Pouco depois, Marcel Colleta e Pedro Cardoso, dois estreantes, rodaram e perderam muitas posições.
Enquanto isso, Camilo e Serra travavam uma intensa disputa pela liderança, com ambos usando o botão de ultrapassagem, Serrinha para atacar e Camilo para se defender das investidas do atual campeão da Stock Car.
Mais atrás, Max Wilson, Cesar Ramos e Gabriel Casagrande protagonizaram uma disputa emocionante pela décima posição, com os três entrando juntos em uma das curvas do Velopark.
Com trinta minutos restantes para o final da Stock Car 500, Thiago Camilo, que chegou a sofrer pressão de Daniel Serra, acelerava para abrir pouco mais de dois segundos e meio de vantagem para o segundo colocado.
Na 17ª volta, Guga Lima escapou da pista no mesmo ponto onde Átila Abreu bateu forte durante a classificação, se chocou contra a barreira de pneus, provocou a entrada do safety car e a vantagem de Camilo sobre Serra foi anulada.
Na relargada, autorizada na 21ª volta, Camilo acelerou forte e conseguiu se manter na ponta, aproveitando a presença de Denis Navarro, retardatário e que estava entre ele e Serra.
Pouco depois, a chuva, que caiu forte no sábado de classificação, voltou forte sobre a pista gaúcha e obrigou a colocação dos pneus para pista molhada.
Uma volta após fazer sua parada, Thiago Camilo errou, saiu da pista e foi superado por Marcos Gomes. Daniel Serra, que ganhou a posição de Camilo após atrasar sua parada, conseguiu voltar para a pista na ponta, com Barrichello em segundo e Marcos Gomes em terceiro.
A 13 minutos do final da prova, Camilo acionou o botão de ultrapassagem e partiu para cima de Marcos Gomes na tentativa de tomar a terceira posição do piloto da KTF Sports, mas Marquinhos soube se defender para segurar a posição. Duas voltas mais tarde, Camilo mais uma vez acionou o botão para superar Marcos Gomes.
Poucas voltas depois, Marquinhos começou a perder rendimento, ficou lento e perdeu posições. Enquanto isso, Serrinha seguia tranquilo na liderança, mais de dez segundos à frente de Rubens Barrichello, o segundo colocado.
Andando em um ritmo muito forte, Daniel Serra, que chegou a colocar uma volta em Thiago Camilo, àquela altura o quarto colocado, cruzou a linha de chegada para vencer a 500ª corrida da história da Stock Car. Rubens Barrichello terminou em segundo e Ricardo Maurício foi o terceiro.
O que disseram os protagonistas:
Daniel Serra, piloto vencedor: “Estava chovendo e eu conseguia ver a diferença e eu comecei a fazer um pouco de conta e vi que não compensava colocar pneus de chuva pois ela estava ameaçando parar. Aí eu pensei: a gente corre o ano inteiro, nos últimos dois anos, sendo cauteloso, mas nessa não. Eu quero correr do jeito prazeroso que é para a corrida, arriscamos, achei que dava e estou muito feliz!”
Rosinei Campos, equipe vencedora: “Foi bastante difícil a decisão e teve bastante confusão para administrar os dois carros, pois tínhamos uma janela limitada, mas o Daniel resolveu permanecer na pista e a gente segurou o Ricardo também. Aí o Daniel tomou a decisão de continuar com pneus slick porque ele sentiu que ia parar de chover e que poderia continuar. Fizemos isso nos dois carros e foi muito acertado. Devemos muito a ele (Daniel Serra) essa decisão que foi acertada.”
Rubens Barrichello, segundo colocado: “Que sufoco! Que vitória poder dar isso para essa galera que trabalha muito. Não tem o que falar, porque a bandeira azul trabalha um pouco obsoleta até agora e os competidores, que estavam com pneu de chuva brigavam entre eles, então eu decidi ficar quietinho, mas o Cacá voltou com tudo e quebrou o esterço do volante. Para a direita não tinha curso, tinha que fazer bem devagar e para a esquerda virava demais, então foi uma vitória e eu fico muito feliz em dar esse pódio para essa galera que trabalha tanto!”
Ricardo Mauricio, terceiro colocado: “Eu sabia que muita gente tinha entrado na primeira volta, logo que o box abriu e a preferência na nossa equipe é sempre para o piloto que está na frente, então o Daniel tinha a preferência.
Em uma parte da pista estava chovendo, na outra nem tanto, com seis voltas de box aberto. Aí me mandaram entrar e vi que muita gente já tinha entrado para trocar os quatro pneus. A gente só ia trocar dois, pois estávamos mais rápido. Depois comecei a ter um pouco mais de cautela para passar o pessoal que estava com pneu de chuva, pois sei que não é fácil andar com pneu de chuva no seco.”
A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 5 de maio no Velo Città, em São Paulo. Confira abaixo o resultado extra-oficial:
1 . Daniel Serra ( Eurofarma RC ), 46 voltas
2 . Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), a 22s893
3 . Ricardo Maurício ( Eurofarma RC ), a 44s775
4 . Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), a 1 volta
5 . Felipe Fraga ( Cimed Racing ), a 1 volta
6 . Marcos Gomes ( KTF Sports ), a 1 volta
7 . Nelson Piquet Jr ( Full Time Sports ), a 1 volta
8 . Cesar Ramos ( Blau Motor Sports ), a 1 volta
9 . Gabriel Casagrande ( Crown Racing ), a 1 volta
10 . Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 1 volta
11 . Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), a 1 volta
12 . Allam Khodair ( Blau Motor Sports ), a 1 volta
13 . Lucas Foresti ( Vogel Motorsport ), a 1 volta
14 . Gaetano di Mauro ( Shell Helix Ultra ), a 1 volta
15 . Rafael Suzuki ( Hot Car Competições ), a 1 volta
16 . Max Wilson ( RCM Motorsport ), a 1 volta
17 . Bruno Baptista ( RCM Motorsport ), a 1 volta
18 . Diego Nunes ( KTF Sports ), a 1 volta
19 . Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), a 2 voltas
20 . Galid Osman ( Shell Helix Ultra ), a 2 voltas
21 . Cacá Bueno ( Cimed Racing ), a 2 voltas
22 . Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), a 2 voltas
23 . Felipe Lapenna ( Cavaleiro Sports ), a 2 voltas
24 . Guga Lima ( Vogel Motorsport ), a 29 voltas
25 . Valdeno Brito ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 40 voltas
26 . Marcel Coletta ( Crown Racing ), a 43 voltas
27 . Pedro Cardoso ( Hot Car Competições ), a 43 voltas
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE SANYA | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 6ª etapa
Fórmula 1 anuncia o Brasil como uma das sedes do "F1 Festival" em 2019
Confira o GRID COMPLETO da temporada 2019 da COPA TRUCK:
F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:
F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:
F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:
F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:
FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: