BR de Velocidade na Terra: Quase 80 carros estiveram na pista no primeiro dia em Cordeirópolis
Adroaldo Weisheimer vence a Prova 3 no Autocross após conquistar a pole position e vencer a primeira corrida. Dia também definiu o grid de largada para as primeiras baterias do Kartcross e Turismo VNT, que acontecem no sábado (15)
O primeiro dia de Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (BRVT) foi quente em Cordeirópolis (aproximadamente 160km da capital São Paulo). Com duas corridas, três sessões de classificação e outras sessões treinos livres, 78 carros estiveram acelerando no Autódromo Valdemar Fragnani, na sexta-feira (14), nas três categorias participantes: Autocross, Kartcross e Turismo VNT. Na disputa do Autocross, quem levou a melhor foi Adroaldo Weisheimer, que fez a pole, venceu a bateria prova e terminou a segunda em terceiro lugar. Com o aproveitamento, o piloto baiano ficou com o título da terceira prova do campeonato. Amanhã a categoria volta à pista para a quarta prova da temporada.
"Terminei a primeira bateria em primeiro e se eu terminasse em quarto sairia vencedor, então me mantive e consegui vencer aqui. Para amanhã o objetivo é repetir o mesmo desempenho, cravar a pole e ir para primeiro", comentou o piloto que travou uma batalha com Wellington Antunes nas últimas voltas da segunda corrida.
Como prêmio pela pole position, Adroaldo levou para casa um jogo de pneus Firestone.
Corrida 1
Depois de conquistar a pole position, Adroaldo não teve muita dificuldade para liderar a prova de ponta a ponta e receber a ver a bandeira quadriculada após 18 voltas completadas em 26min37s781. "Deu tudo certo, o objetivo da bateria era dar três ou quatro voltas com ritmo de classificação, mas depois eu percebi que dava para administrar e deu tudo certo", disse o piloto do carro #33 após a primeira bateria do dia.
A briga ficou para quem vinha atrás do líder. Vanderlei Reck fez uma boa largada por fora e saltou para a segunda colocação na primeira curva e pressionou Celso Mello até pular para a segunda colocação. Quem fechou a terceira colocação foi o atual campeão brasileiro Celsinho Mello, terminando na mesma posição em que começou. Completam o top-5, Wellington Antunes em quarto e André Golubkowicz em quinto. A volta mais rápida da corrida ficou com Vanderlei Reck (1min27s671).
Corrida 2
Na segunda prova quem se destacou foi Celsinho Mello. Com a inversão de grid o piloto de Piracicaba (SP) largou novamente na terceira colocação, mas dessa vez conseguiu ganhar posições e assumir a primeira posição e sustentar sem sustos até o final da segunda corrida. "O nível está bem alto, temos que tentar somar até o final. Para amanhã vamos tentar andar na frente de novo, mas não está fácil não. Os cinco primeiros estão andando muito e se eu conseguir me manter por ali está ótimo", disse o piloto que também cravou a volta mais rápida da segunda corrida (1min26s897).
Wellington e Adroaldo travaram uma verdadeira batalha pela segunda colocação, principalmente no final da prova. Ataque após ataque, Wellington conseguiu se defender de cada investida e terminar a prova com a segunda colocação, com Adroaldo em sua cola. Mesmo assim, Adroaldo venceu a Prova 3, somando 41 pontos.
Kart Cross e Turismo VNT
Completando o primeiro dia de competição em Cordeirópolis, as categorias Kartcross e Turismo VNT deram o pontapé inicial nesta sexta-feira com os treinos classificatórios. Nos karts, o mais rápido do dia foi o piloto Davi Santin, que cravou o tempo de 1min34s133 e garantiu o lugar de honra na primeira bateria da etapa, que acontece na manhã de sábado. "No ano passado eu não consegui andar bem, então é bem animador começar o ano assim. Nos treinos a gente não vinha tão bem, mas conseguimos um acerto para a classificação e conseguimos cravar a pole", desabafou o piloto do kart #406, o mais rápido entre os 38 karts na disputa.
Na Turismo VNT foram 17 pilotos para a pista e o mais rápido do dia foi Gustavo Favoretto, cravando a pole em 1min31s193. "Abrir com a pole é uma sensação incrível. É a minha primeira vez no Turismo VNT, então fazer a pole em cima dos melhores pilotos do Brasil é inexplicável. Vou dormir mais tranquilo nessa noite, estamos trabalhando muito no carro e hoje eu preciso descansar para conseguir o melhor nas duas corridas de amanhã", comemorou o piloto do carro #20.
Sábado cheio
O sábado vai continuar com programação cheia no Autódromo Valdemar Fragnani, com a quarta prova da temporada do Autocross (tomada de tempo + 2 baterias) e as duas primeiras baterias para o Kartcross e Turismo VNT. As atividades começam a partir das 8h e tem entrada gratuita.
A segunda etapa do BRVT 2019 é uma realização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e Autódromo Valdemar Fragnani. O certame conta com patrocínio máster da UPL e platinum da Firestone. O Canal Rural transmite as corridas no fim de semana seguindo ao evento.
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – Análise: Vettel CULPADO ou INOCENTE no GP do Canadá? partc. Sérgio Milani. Veja abaixo:
ePRIX DE BERLIM | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 10ª etapa:
Lucas di Grassi comenta VITÓRIA no ePrix de Berlim 2019 – Fórmula E:
STOCK CAR 2019 | Goiânia | MELHORES MOMENTOS (4ª e 5ª etapa):
WILSINHO FITTIPALDI e seu “ADEUS” para NIKI LAUDA:
GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:
Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO
FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: