PUBLICIDADE

F1Mania

Atualmente sem pilotos "da casa", GP do Brasil foi palco de conquistas de Fittipaldi, Piquet, Senna e Massa

15 nov 2019 - 09h29
(atualizado às 09h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece neste final de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). Será a penúltima etapa da temporada e, apesar do título estar definido e a categoria estar sem pilotos brasileiros desde o final de 2017, emoções não vão faltar na pista mais famosa do País.

Massa chora ao vencer GP do Brasil de 2008 e perder título mundial por um ponto (Foto: Ferrari)
Massa chora ao vencer GP do Brasil de 2008 e perder título mundial por um ponto (Foto: Ferrari)
Foto: F1Mania

O circuito deste final de semana, inclusive, reúne muitas histórias para os brasileiros que são fãs de automobilismo. Tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna venceu em Interlagos em 1991 e 1993. No primeiro dos triunfos, o brasileiro teve problemas ao longo da prova e teve que fazer um grande esforço físico para guiar o carro apenas com a sexta marcha nas voltas finais da corrida. Em 1993, Senna deu show com a pista molhada e fez uma ultrapassagem marcante sobre Damon Hill.

Vitórias inesquecíveis dos brasileiros em casa

Além de Senna, outros quatro pilotos brasileiros triunfaram no GP do Brasil. Bicampeão mundial de F1, Emerson Fittipaldi venceu em Interlagos nos anos de 1973 e 1974 com a Lotus e a McLaren, respectivamente. José Carlos Pace, piloto que hoje dá nome ao autódromo localizado em SP, conquistou sua única vitória na Fórmula 1 justamente em Interlagos (1975) - e com dobradinha brasileira, já que Emerson Fittipaldi ficou com a segunda colocação.

Outro bicampeão a vencer no Brasil foi Nelson Piquet, porém o lendário piloto triunfou em Jacarepaguá em 1983 e 1986, quando o GP ainda era disputado no Rio de Janeiro. Em 1986, Senna ainda completou a dobradinha com a segunda posição na corrida.

Em 2006, Felipe Massa quebrou o longo jejum de vitórias de um brasileiro em casa (13 anos) ao vencer em Interlagos pela primeira vez. Além disso, ele também conquistou a vitória em 2008, prova essa que ficou marcada pelo título de Lewis Hamilton por apenas um ponto. O inglês levou seu primeiro título após ultrapassar Timo Glock na subida da junção na última volta.

Mercedes campeã por antecipação

Com o hexacampeonato mundial garantido, Lewis Hamilton chegou bem mais relaxado ao Brasil, assim como a própria equipe Mercedes, que sequer mandou o chefão Toto Wolf pegar um avião para o Brasil. O time alemão já se concentra para manter sua hegemonia na temporada 2020.

Hamilton venceu 10 corridas em 2019, enquanto seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, triunfou em quatro provas na temporada. Com 14 vitórias em 19 GPs disputados, a Mercedes segue dominando a categoria. A equipe foi a primeira da história a conquistar o sexto título seguido de Construtores.

Nem mesmo alguns bons GPs da Ferrari de Sebastian Vettel e Charles Leclerc assustaram o time alemão. Falando em alemão, Hamilton agora está apenas um título mundial de igualar o principal recordista da F1, Michael Schumacher, que tem sete conquistas. No número geral de vitórias, o inglês poderá alcançar o alemão em 2020. Hamilton possui 83 vitórias e Schumacher 91.

Título da "F1 B" ainda em aberto

Considerando apenas as equipes da "segunda prateleira" da Fórmula 1, a disputa ainda está muito interessante. Carlos Sainz, piloto da McLaren que faz sua melhor temporada da carreira em 2019, busca fechar o ano com a 7ª colocação - já que os pilotos de Mercedes, Ferrari e Red Bull estão em um patamar acima de competitividade.

O espanhol, no entanto, perdeu a sexta colocação recentemente para Alexander Albon, que foi promovido da Toro Rosso para a Red Bull durante a temporada. Inclusive, nesta semana, o próprio Albon foi confirmado por sua escuderia atual como piloto para a temporada 2020 por suas boas corridas.

No campeonato de Construtores, a McLaren de Sainz e Lando Norris também busca o posto de melhor equipe neste segundo escalão da F1. Atualmente, a equipe inglesa acumula 121 pontos, 38 à frente da Renault.

Horários do GP do Brasil de 2019

Os treinos da F1 começam nesta sexta-feira às 11h da manhã com o primeiro treino livre. A classificação será no sábado às 15h e a prova acontecerá no domingo, com largada programada para as 14h10.

Duas horas antes da prova, Bruno Senna acelerará com o lendário carro pilotado por seu tio em 1988: o McLaren MP4/4, que venceu 15 dos 16 GPs daquela temporada, além de conquistar 13 poles.

O Grande Prêmio do Brasil 2019 de Fórmula 1 acontece neste fim de semana em Interlagos. A F1Mania está in loco desde quinta-feira com todas as informações da penúltima etapa da temporada 2019 da F1.

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade