F1: Bortoleto surpreende e termina 1º treino livre na Áustria em 6º; Russell lidera
Brasileiro desbanca campeões mundiais e é destaque no primeiro dia de atividades no Red Bull Ring
Gabriel Bortoleto foi um dos destaques no primeiro treino livre do GP da Áustria de Fórmula 1, nesta sexta-feira. Aproveitando novidades na equipe Sauber, o piloto brasileiro anotou o sexto melhor tempo, desbancando campeões mundiais como Lewis Hamilton e Fernando Alonso na primeira sessão do dia no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. George Russell foi o mais veloz da atividade.
Bortoleto obteve o seu melhor rendimento num treino livre em sua temporada de estreia na Fórmula 1. O brasileiro soube aproveitar as novidades na Sauber para esta etapa. O time suíço levou um pacote de atualizações para seus carros com mudanças no assoalho e na asa traseira.
Os ajustes parecem ter feito a diferença nesta primeira sessão de treinos. Bortoleto ficou a apenas três décimos do tempo de Russell, o mais veloz da sessão, com 1min05s542. Os dois pilotos e a grande maioria do grid usou pneus macios, os mais rápidos à disposição das equipes neste treino de abertura do fim de semana.
O britânico da Mercedes venceu a corrida austríaca na temporada passada. E vem embalado pelo triunfo que conquistou há quase duas semanas, no Canadá. Nesta sexta, assumiu a primeira colocação na metade do treino e não deixou mais a liderança da tabela de tempos.
O segundo mais veloz foi o holandês Max Verstappen, tetracampeão mundial, que luta para diminuir a vantagem dos carros da McLaren no Mundial de Pilotos. O terceiro mais rápido foi justamente o australiano Oscar Piastri, líder do campeonato.
Ao longo da primeira metade da sessão, os pilotos sofreram com a falta de aderência na pista austríaca. Escapadas de pista e ataques às zebras foram comuns entre várias equipes, sem maiores incidentes. O espanhol Fernando Alonso foi quem teve mais problemas ao rodar na pista. "Ok, essa foi a pior volta que podíamos fazer. É bom que tenha acontecido no primeiro treino livre", brincou o bicampeão mundial, via rádio.
Os primeiros 30 minutos chegaram a ter o espanhol Carlos Sainz Jr., da Williams, exibindo o melhor tempo, com pneus médios. Bortoleto também surpreendeu na primeira metade da sessão. Alcançou o terceiro melhor tempo provisoriamente. Perdeu posições na sequência, mas sustentou o sexto posto até o fim da sessão, apesar da chuva leve que começava a cair no circuito.
Bortoleto terminou o treino bem à frente do alemão Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe. O experiente piloto anotou apenas o 12º tempo.
A sessão contou com novatos em momentos de testes em suas equipes. O sueco Dino Beganovic e o irlandês Alexander Dunne tentaram mostrar serviço à Ferrari e à McLaren, respectivamente. Dunne surpreendeu ao obter o quarto melhor tempo ao ocupar o lugar do britânico Lando Norris, vice-líder do Mundial de Pilotos.
Os pilotos voltam à pista ao meio-dia, pelo horário de Brasília, para o segundo treino livre. O terceiro será realizado às 7h30 de sábado. A sessão classificatória está marcada para as 11h. No domingo, a largada será às 10h.
Confira o resultado final do 1º treino livre do GP da Áustria
- George Russell (Mercedes), 1min05s542
- Max Verstappen (Red Bull), 1min05s607
- Oscar Piastri (McLaren), 1min05s697
- Alexander Dunne (McLaren), 1min05s766
- Pierre Gasly (Alpine), 1min05s780
- Gabriel Bortoleto (Sauber), 1min05s874
- Alexander Albon (Williams), 1min05s946
- Carlos Sainz Jr. (Williams), 1min06s017
- Lewis Hamilton (Ferrari), 1min06s099
- Isack Hadjar (RB), 1min06s110
- Kimi Antonelli (Mercedes), 1min06s130
- Nico Hülkenberg (Sauber), 1min06s140
- Lance Stroll (Aston Martin), 1min06s160
- Fernando Alonso (Aston Martin), 1min06s170
- Liam Lawson (RB), 1min06s189
- Franco Colapinto (Alpine), 1min06s246
- Yuki Tsunoda (Red Bull), 1min06s262
- Dino Beganovic (Ferrari), 1min06s369
- Esteban Ocon (Haas), 1min06s510
- Oliver Bearman (Haas), 1min06s738