Dudu Barrichello brilha em Fuji e conquista a pole position na 100ª corrida do WEC
Brasileiro garante sua segunda pole no LMGT3; Cadillac faz dobradinha entre os hypercars com Alex Lynn à frente com o carro #12
É do Brasil! Eduardo Barrichello conquistou, na madrugada deste sábado (27), a pole position para as 6 Horas de Fuji — a 100ª corrida da história do Campeonato Mundial de Endurance — na classe LMGT3. Entre os hypercars, a Cadillac levou a melhor com uma dobradinha, com Alex Lynn garantindo o primeiro lugar para o carro #12.
O resultado marcou a segunda pole position de Dudu Barrichello em sua temporada de estreia. Já Augusto Farfus, outro brasileiro no grid, largará da 14ª posição com o BMW #31.
A 100ª largada do WEC acontece neste sábado, às 23h (horário de Brasília).
Como foi a classificação da LMGT3
Eduardo Barrichello brilhou com o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Le Mans, superando a McLaren #95 da United Autosports ao registrar 1min39s981.
LMGT3 POLE FOR ASTON MARTIN! 👏
#10 Racing Spirit of Léman claims Hyperpole in Fuji courtesy of @dudubarrichello
#WEC #6HFuji #WEC100 #AstonMartin pic.twitter.com/m8lYKhFlcy
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 27, 2025
A hyperpole da classe começou às 2h30 da manhã (de Brasília) com 18 carros, mas apenas 10 avançaram. Ficaram de fora os dois Lexus, as Mercedes #22 e #60 da Iron Lynx, as BMWs — incluindo o #31 de Augusto Farfus — e o Ford #77.
A disputa foi intensa entre os postulantes ao título da temporada, com Porsche #92 e McLarens alternando na liderança. Nos minutos finais, Dudu cravou a melhor volta e assegurou sua segunda pole em três tentativas.
Como foi a classificação dos hypercars
A CADILLAC HERTZ TEAM JOTA fez dobradinha na 100ª corrida do WEC. Alex Lynn registrou 1min28s236 e colocou o Cadillac #12 na pole.
Your pole-sitter for the 100th WEC race!🥇
Alex Lynn is the fastest man of the day in Fuji.#WEC #6HFuji #WEC100 pic.twitter.com/oFfwhbvyLA
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 27, 2025
A primeira parte do treino já mostrava o equilíbrio em Fuji: apenas 1s160 separou o último colocado, o Porsche #99 da Proton, do líder, o Aston Martin #009 da The Heart of Racing.
Correndo em casa, o Toyota #8 avançou à fase final, enquanto o #7 ficou pelo caminho. Na luta pelo título, as Ferraris #51 e #83 avançaram, mas o Porsche #6 — terceiro na tabela — não se classificou.
Ficaram fora logo na primeira etapa: o Aston Martin #007, o Peugeot #84 (de Stoffel Vandoorne, em sua última corrida pela equipe), o BMW #15, o Toyota #7, o Ferrari #50, o Alpine #38, além dos Porsches #6 e #99. Apenas a Cadillac conseguiu levar os dois carros para a hyperpole.
Na fase decisiva, os tempos caíram ainda mais. O Cadillac #12 tomou a ponta nos instantes finais, pressionado pelo Aston Martin #008 — em sua melhor classificação do ano — e pelo Peugeot #93.
Com 1s009 separando o primeiro do último, Lynn confirmou a pole do Cadillac #12 na histórica 100ª corrida do WEC.