Alpine vence a 100ª corrida do WEC em Fuji; Augusto Farfus é P3 na LMGT3
Franceses surpreendem e vencem pela primeira vez na era dos Hypercars; Ferrari tropeça e brasileiro Augusto Farfus é destaque nos GTs
A Alpine venceu a corrida nº100 do Campeonato Mundial de Endurance em Fuji. O carro #35, guiado pelo trio Charles Milesi, Paul-Loup Chatin e Ferdinand Habsburg, cruzou a linha de chegada após uma disputa intensa ao longo das 6 horas de prova em terras japonesas.
Rolling into the victory lane 🙌 Congratulations Alpine!#WEC #6HFuji #WEC100 #Alpine pic.twitter.com/YNuT20x9X7
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 28, 2025
Entre os LMGT3, o Corvette TF Sport #81 herdou a vitória após a Ferrari #21 ser punida com 5 segundos e cair para a segunda posição. O piloto brasileiro Augusto Farfus levou o trio do BMW #31 ao terceiro lugar do pódio. Após largar da pole position, Eduardo Barrichello, do trio #10 da Racing Spirit of Le Mans, terminou a prova apenas na 17ª posição.
A centésima corrida do WEC foi marcada por sucessivas trocas de liderança e consolidou o retorno da Alpine ao topo: a primeira vitória desde 2022 e também a primeira na era dos Hypercars. Completaram o pódio o Peugeot #93, do trio Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen e Paul di Resta, e o Porsche #6, de Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Mathieu Jaminet, que fez uma corrida de recuperação excelente, largando de P17 e terminando no pódio.
Outro destaque da corrida vai para o 6º lugar do Aston Martin #009, que teve o melhor fim de semana de sua temporada de estreia, liderando treinos livres, conquistando um terceiro lugar na classificação e terminando em sexto.
Com chances de conquistar o campeonato de construtores faltando uma etapa, a Ferrari teve um fim de semana abaixo das expectativas, com ambos os carros fora do top-10. Os líderes do campeonato de pilotos, no carro #51, Giovinazzi, Pier Guidi e Calado, terminaram a prova em P15, enquanto o trio do #50, Molina, Fuoco e Nilsen, terminou em 11º.
Para os donos da casa, que chegaram a liderar com o carro #7, restou uma oitava posição para o trio composto por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, e um P16 para Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sébastien Buemi no Toyota #8.
O Campeonato Mundial de Endurance retorna entre os dias 6 a 8 de novembro para a última etapa da temporada, as 8 Horas do Bahrein.
Confira como foi a corrida em Fuji
A 100ª corrida do Campeonato Mundial de Endurance começou emocionante antes mesmo da largada em Fuji, com Sébastien Bourdais rodando na saída da Curva 1 durante a volta de formação, mas conseguindo se recuperar sem grandes atrasos.
Na largada, o pole position Will Stevens liderou a dobradinha da Cadillac Hertz Team JOTA no início, abrindo vantagem com o #12 sobre o companheiro no Cadillac #38.
The 100th race of the FIA World Endurance Championship is GREEN!
It’s time for 6 hours of racing at Fuji Speedway! 🇯🇵
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu#WEC #6HFuji #WEC100 pic.twitter.com/WizC2f02AE
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 28, 2025
A batalha pelo terceiro lugar na primeira hora envolveu o Aston Martin #009, guiado por Marco Sørensen, e o Peugeot #93, pilotado por Paul di Resta. A dupla trocou de posição duas vezes antes de Sørensen cumprir um drive-through por infração cometida em um Full Course Yellow inicial.
Na LMGT3, McIntosh perdeu a liderança com o carro #10 da Aston Martin para Darren Leung e despencou para a décima posição após ser ultrapassado sucessivamente nos primeiros minutos da prova.
James Cottingham foi o grande destaque nos dois primeiros stints em Fuji. No McLaren #59 da United Autosports, que divide com Sébastien Baud e Grégoire Saucy, abriu vantagem expressiva sobre o pelotão da LMGT3 por duas vezes. Leung, no McLaren #95, foi punido com um drive-through por queima de largada e obrigado a iniciar uma corrida de recuperação.
Entre os hypercars, os donos da casa enfrentaram problemas no início da corrida: Buemi teve um contato com o Alpine #35, resultando em um furo no pneu traseiro esquerdo e saída de pista, com o incidente gerando intervenção de Full Course Yellow. O Toyota #8 foi punido com um stop-and-go de três minutos por não ter feito nova parada obrigatória após uma visita de emergência aos boxes. Habsburg foi considerado culpado pelo contato e recebeu uma penalização de cinco segundos.
Puncture for Toyota #8 after contact with Alpine!
That was a risky move!
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HFuji #WEC100 pic.twitter.com/ORc0jqIZaD
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 28, 2025
Enquanto isso, o Toyota #7, pilotado por Mike Conway, enfrentou problemas, caindo de 14º para 18º.
Com menos de uma hora de prova disputada, Laurens Vanthoor era o grande nome de Fuji, com um primeiro stint impressionante no comando do Porsche #6, chegando a escalar de 17º a 8º em apenas 33 minutos. Chegando em sétimo, Vanthoor sofreu danos na parte traseira após um contato e precisou trocar o conjunto durante o primeiro pit stop, o que prejudicou sua corrida — mas não as chances do Porsche #6.
Na frente do pelotão, a dobradinha da Cadillac foi quebrada após uma hora de corrida, quando primeiro Di Resta e depois a Ferrari #51 da AF Corse, de Antonio Giovinazzi, realizaram ultrapassagens e assumiram a segunda e a terceira posições, respectivamente. O Cadillac #38 de Bourdais manteve-se em quarto, à frente do Porsche #5 guiado por Julien Andlauer, embora o francês estivesse sob investigação por múltiplas infrações.
Um segundo Safety Car foi acionado depois de Raffaele Marciello sofrer um forte acidente ao se deparar com o Porsche da Proton Competition pilotado por Nico Pino, após sair dos boxes com pneus recém-trocados.
Heartbreak for BMW and Raffaele Marciello 💔
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HFuji #WEC100 #BMWM pic.twitter.com/cL5vZF7S8B
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 28, 2025
Embora Marciello tenha saído ileso, a batida provocou grande atraso para reparos nas barreiras, inicialmente sob Virtual Safety Car e depois com o segundo Safety Car completo da prova.
O incidente entrou em investigação e embaralhou a corrida, com carros parando antes da entrada do VSC, enquanto outros aproveitaram durante. O Cadillac #12, guiado por Will Stevens e depois Norman Nato, perdeu a liderança.
Quem se beneficiou foi o Porsche #99 da Proton, com Nicolás Varrone assumindo o volante após herdar a ponta de Pino. O jovem argentino segurou por várias voltas a pressão de Jean-Éric Vergne, no Peugeot #93, até que o francês conseguiu a ultrapassagem na curva 10, já na marca da quarta hora.
Na LMGT3, o McLaren #59 da United Autosports perdeu a vantagem quando Sébastien Baud assumiu. Rahel Frey, com o Porsche da Iron Dames, pressionou até tomar a liderança com uma ultrapassagem na curva 1. Pouco depois, perdeu a ponta para Riccardo Pera no Porsche #92.
Jonny Edgar levou o Corvette #33 da TF Sport ao terceiro lugar após o stint inicial de Ben Keating, enquanto Sean Gelael colocava o McLaren #95 da United de volta na disputa, em quarto, após a penalidade anterior.
Enquanto isso, uma intensa batalha se formava no grupo de Hypercars, liderada por Nyck de Vries no Toyota #7. O holandês superou Varrone e depois duelou diretamente com o Peugeot #94 de Malthe Jakobsen e o Cadillac #12 de Norman Nato.
A corrida ganhou nova reviravolta após 3h30 de prova, quando Tom Gamble, com o Aston Martin #007, se envolveu em incidente com o Aston Martin #27 da Heart of Racing, acionando o terceiro Safety Car. Mesmo com danos, o Aston Martin #27 da Heart of Racing permaneceu na briga entre os GTs, enquanto o #007 abandonou a prova.
Drama for Aston Martin as #27 and #007 make contact!
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HFuji #WEC100 pic.twitter.com/H5gt6dupYr
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 28, 2025
A neutralização dividiu o pelotão dos Hypercars: alguns haviam feito seus pit stops em bandeira verde, enquanto outros foram obrigados a realizar paradas emergenciais sob bandeira amarela.
O Peugeot #93, então com Jean-Éric Vergne, e o Alpine #35, pilotado por Paul-Loup Chatin, conseguiram entrar nos boxes instantes antes do acionamento do FCY, entregando os carros para Jensen e Milesi, respectivamente.
Antes da neutralização, Vergne liderava à frente do Toyota #7 de Nyck de Vries e do Peugeot #94 de Malthe Jakobsen, ambos tendo superado o Porsche da Proton Competition de Nico Varrone, que havia herdado a ponta após o Safety Car anterior. Pouco depois, Varrone rodou após toque com Alessandro Pier Guidi, da Ferrari, em disputa pelo quarto lugar.
De Vries esteve entre os pilotos que precisaram de pit stop emergencial, o que lhe custou posições quando precisou parar novamente após a reabertura dos boxes. Jakobsen, por outro lado, parou antes do FCY, mas acabou caindo atrás de Fuoco e Riberas devido a uma parada mais demorada.
Pier Guidi vinha em sexto com a Ferrari #51, líder do campeonato, à frente de Kevin Estre (Porsche #6) e Sheldon van der Linde (BMW #20), ambos prejudicados pelas paradas emergenciais. O Toyota #7, com Kamui Kobayashi, caiu para 11º.
Nas últimas horas, o Porsche #6 seguia na briga, até uma punição de 5s por infração de pit stop comprometer as chances da Penske. A estratégia decisiva veio com a Alpine: Milesi assumiu a liderança após Jensen parar apenas para dois pneus, disparando até a vitória.
Na LMGT3, a vitória parecia nas mãos da Ferrari #21 da Vista AF Corse, com Alessio Rovera controlando a ponta na volta final. Mas uma punição de 5s por infração no pit stop mudou tudo: o Corvette #81 da TF Sport, com Tom van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood, herdou o triunfo por apenas dois segundos de diferença.
Foi a segunda vitória da equipe na temporada, após o carro #33 triunfar em Lusail. No entanto, Eastwood ainda está sob investigação por toque com Augusto Farfus nos minutos finais.
O brasileiro completou em terceiro lugar com o BMW #31 da WRT, ao lado de Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy. O BMW #46 de Rossi, Van der Linde e Al Harthy cruzou em quarto, após Van der Linde superar Richard Lietz na volta final. O Porsche #92, que Lietz dividiu com Hardwick e Pera, completou o top 5.