PUBLICIDADE

João do Pulo é homenageado com nova estátua em Pindamonhangaba

16 jan 2022 14h32
| atualizado às 14h32
ver comentários
Publicidade

João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo, recebeu uma estátua em Pindamonhangaba (SP), sua cidade natal. O monumento do recordista mundial do salto triplo por quase 10 anos foi apresentado na noite deste sábado pela Prefeitura da cidade paulista.

Além de autoridades municipais, o evento contou com a presença de familiares do atleta e o treinador responsável por sua carreira cheia de conquistas, Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão. O atleta soma também outras conquistas como duas medalhas olímpicas, três títulos da Copa do Mundo do Atletismo, além do tetracampeonato pan-americano.

A estátua de João do Pulo (1954-1999), uma obra do artista espanhol Hugo Lukas, está instalada na rotatória que leva o nome do atleta, na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso. O monumento tem oito metros de altura e foi construído em fibra de vidro e estrutura metálica, além de possuir acabamento especial.

A antiga homenagem, instalada na rotatória em 2002 e produzida pelo artista Sidney Lizardo, conhecido como Lizar, foi deslocada para o Centro Esportivo João do Pulo.

O prefeito Isael Domingues falou sobre a importância da homenagem ao atleta para o esporte e para a própria cidade.

"Essa homenagem é mais do que justa. Ela liga o atletismo a nossa cidade. Conversamos com o presidente a CBAt, Wlamir Motta Campos, há alguns dias, e vamos investir numa pista sintética para formar novo campeões, além dos que já temos", disse.

João do Pulo, que morreu em 29 de maio de 1999, também faz parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), iniciativa para eternizar os grandes nomes do esporte nacional.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade