Família de Pistorius nega que velocista tenha voltado a treinar
A família de Oscar Pistorius negou nesta quinta-feira que o velocista tenha voltado a treinar, após a imprensa local publicar uma foto do atleta com suas próteses colocadas e roupa esportiva em uma pista de atletismo de Pretória.
"Oscar não voltou a nenhum programa oficial de treino, pode ser que isso mude no futuro, mas será decisão de Oscar", declarou seu tio, Arnold Pistorius, em comunicado.
O jornal sul-africano "Beeld" divulgou hoje uma foto do atleta, que tem as duas pernas amputadas, com suas prótese em uma pista de atletismo.
A imagem foi tirada, segundo o jornal em idioma afrikaans, no domingo passado por um estudante de 17 anos, em uma pista da Universidade de Pretória.
O agente de Pistorius, Peter Van Zyl, afirmou ao "Beeld" que ele fez "uma pequena corrida" com um grupo de atletas australianos.
"Oscar correu de forma esporádica em várias ocasiões após a redução das condições de sua liberdade sob fiança", reconheceu Arnold Pistorius.
No dia 28 de março, a Justiça sul-africana rebaixou sensivelmente as condições da liberdade sob fiança do atleta acusado de assassinar sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp.
O juiz devolveu o passaporte ao atleta, o que lhe permite viajar ao exterior, e o eximiu de informar duas vezes por semana à polícia sobre seu paradeiro.
Van Zyl anunciou ontem que Pistorius cogita retornar aos treinamentos, pela primeira vez desde que foi detido pelo assassinato a tiros de Steenkamp.
O tio do velocista, porém, declarou hoje que Pistorius continua "extremamente traumatizado" pelo ocorrido, e que a família o "incentiva a voltar a se exercitar", um passo que considera "vital" para que supere o "trauma".
O próximo comparecimento judicial de Pistorius está previsto para o dia 4 de junho.