Bolt diz que se fosse pego no doping "seria o fim do atletismo"
Depois que o canadense Ben Johnson bateu o recorde na Olimpíada de Seul 1988 e logo depois foi flagrado no mais conhecido caso de doping da história dos esportes, a prova de 100 m rasos do atletismo nunca mais foi a mesma. Qualquer atleta que fizesse uma marca próxima ou abaixo dos 10 s era visto com desconfiança. Com o Usain Bolt não é diferente. Desde que bateu o recorde mundial com o tempo de 9,58 s, especulações de que ele seria um atleta "dopado" sempre rondaram sua carreira.
» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres
Momentos antes de defender seu título de Pequim 2008, o astro jamaicano fez questão de afastar novos questionamentos. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, o atleta afirmou que, por medo de ser pego no antidoping, faz de tudo para ficar longe de todos os tipos de drogas, até mesmo dos suplementos alimentares.
Ainda ao jornal inglês, Bolt admitiu que existe uma insistência por conta da confederação de atletismo em testar sua inocência. Irreverente, o jamaicano salientou que, se quiserem, podem formar uma fila fora da casa dele para testá-lo. Ninguém encontrará nenhuma substância ilegal. O que incentiva o atleta é saber que se ele for pego no antidoping a imagem do atletismo pode perder, novamente, a credibilidade: "seria o fim do atletismo".
Antes de disputar a final dos 100 m rasos, o astro jamaicano, assim como seus principais aniversários Asafa Powell, Tyson Gay e Yohan Blake, precisará passar pela semifinal da prova, marcada para 15h45 (Brasília) deste domingo. A grande decisão pelo ouro será no fim da tarde brasileira, às 17h50.
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012