Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após Milão-Cortina, Itália também quer participar de Olimpíadas de 2030

Próxima edição do megaevento esportivo acontecerá nos Alpes Franceses

18 fev 2026 - 13h35
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Fondazione Milano Cortina 2026, Giovanni Malagò, não descartou a possibilidade de a cidade de Turim participar da organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030, que serão realizados nos Alpes Franceses.

Próxima edição do megaevento esportivo acontecerá nos Alpes Franceses
Próxima edição do megaevento esportivo acontecerá nos Alpes Franceses
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O dirigente do comitê organizador do megaevento esportivo em Milão e Cortina d'Ampezzo avaliou que a eventual entrada da capital da região do Piemonte dependerá dos responsáveis pelas próximas Olimpíadas.

"Tudo está nas mãos do comitê organizador dos Alpes Franceses. Entendo que eles estão avaliando a situação. Não sei se eles têm capacidade para fazer algo semelhante com as instalações cobertas existentes em Nice", disse Malagò, à margem de um evento na Casa Italia, em Milão.

Para as provas de patinação de velocidade, Turim propôs o Oval Lingotto, instalação utilizada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, no município piemontês, uma vez que os franceses não possuem uma arena coberta que atenda aos requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI).

"Amanhã (19) me reunirei com meu homólogo francês; poderei dar mais informações após conversar com ele", declarou Malagò.

Quando a candidatura italiana para receber o megaevento esportivo foi lançada, em 2018, o documento previa inicialmente a participação de Turim. No entanto, disputas políticas com Milão levaram a capital do Piemonte a desistir da proposta.

Apesar dos apelos de autoridades italianas para que a cidade retornasse ao projeto, a então prefeita Chiara Appendino não reconsiderou sua decisão.

Anos mais tarde, o governador do Piemonte, Alberto Cirio, e o sucessor de Appendino na prefeitura de Turim, Stefano Lo Russo, tentaram recolocar o município ao lado de Milão e Cortina d'Ampezzo, mas as conversas não avançaram. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade