Walter Torre, fundador do grupo WTorre, morre aos 64 anos
Engenheiro e empresário foi vítima de parada cardiorrespiratória; ele participou da construção de projetos emblemáticos do País
O engenheiro e empresário Walter Torre, fundador do grupo WTorre, morreu nesta sexta-feira,11, vítima de parada cardiorrespiratória. Ele tinha 64 anos, e ficou conhecido pelos projetos da construtora, presentes nas maiores cidades do País. Um dos mais emblemáticos é a Allianz Parque, a arena do Palmeiras, em São Paulo, que permanece sob a gestão do seu grupo.
Outro de seus projetos prediletos era o Parque do Povo, construído como compensação pelo impacto causado no tráfego da região dos Itaim, com a construção do complexo shopping JK Iguatemi, com duas torres. O próprio complexo é um das referências da nova arquitetura que tomou conta da região, nos últimos anos.
"Gosto de projetos de mobilidade", disse Torre há quase quatro anos, em entrevista ao Estadão.
Torre fundou a construtora em 1981 e viu seu negócio crescer rapidamente, com a entrada no segmento de galpões logísticos na beira de vias importantes ao redor de São Paulo. Uma das especialidades da empresa era a construção sob medida, com soluções de armazenagem e transporte de cargas para cada cliente. Nas décadas seguintes, avançou nos mercados de imóveis corporativos, residenciais e multiúso. Também fez obras de infraestrutura, como um terminal de cargas no Porto de São Luis.
Entre os projetos de destaque da WTorre estão também o Centro Empresarial Senado, no Rio, e o WTorre Plaza, em São Paulo. Com dificuldades financeiras nos últimos anos, o grupo Wtorre vinha se voltando para o essencial, novamente com foco centrado em projetos relacionados a logística.
Walter Torre deixa a esposa, Silvia Torre, e três filhos. A fim de evitar aglomerações, velório e sepultamento serão reservados a um pequeno grupo de familiares.