Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Waller diz que defenderia independência do Fed caso ela seja desafiada por presidente dos EUA

17 dez 2025 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor do Federal Reserve Christopher Waller, que está na lista de possíveis sucessores do chair do Fed, Jerome Powell, no próximo ano, disse nesta quarta-feira que defenderia "absolutamente" a independência do banco central caso ela fosse desafiada por um presidente dos EUA.

Waller, que deverá se encontrar com o presidente Donald Trump para discutir a possibilidade de suceder Powell quando seu mandato terminar, em maio do ano que vem, observou que existem maneiras de o presidente e o chair do Fed interagirem e compartilharem suas opiniões sem comprometer o trabalho do banco central.

Trump "deixa bem claro no Truth Social" o que ele quer da política monetária e "não acho que haja qualquer confusão sobre isso", disse Waller em resposta a uma pergunta durante a Cúpula de CEOs da Escola de Administração de Yale, em Nova York.

Mas, em termos de interações diretas entre um chair do Fed e o presidente do país, as ocasiões em que essa interação direta é necessária são limitadas, disse Waller. Observando que os líderes do Fed têm se coordenado adequadamente com os presidentes em momentos de crise, Waller afirmou que, na maioria das vezes, um relacionamento mais próximo não é necessário.

"O chair do Fed e o secretário do Tesouro tomam café da manhã a cada duas semanas", disse Waller, observando que "essa é uma cadeia normal de comunicação, na qual informações podem ser repassadas da Casa Branca para o chair do Fed sobre quais são as necessidades do governo".

"Esse é um canal de comunicação típico. É bem compreendido e não acho que haja nada de errado em continuar usando esse canal", disse Waller.

Questionado se defenderia a independência do banco central de um presidente que questionasse esse estatuto, Waller respondeu que a resposta seria "absolutamente" sim.

CORRIDA PELA SUCESSÃO

Waller, ex-diretor de pesquisa do Fed de St. Louis, tornou-se membro do conselho do Fed em 2020, após ser escolhido para o cargo por Trump durante seu primeiro mandato na Casa Branca.

Além de Waller, o conselheiro econômico da Casa Branca Kevin Hassett e o ex-membro do conselho do Fed Kevin Warsh foram mencionados como os mais prováveis sucessores de Powell.

Trump atacou repetidamente o Fed e Powell por não reduzirem as taxas de juros tão agressivamente quanto ele gostaria.

O Fed é independente por lei, e uma ampla gama de especialistas, assim como formuladores de políticas, acreditam que os bancos centrais implementam políticas mais eficazes quando estão livres de considerações políticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade