Wall Street cai com alerta de CEOs de bancos sobre possível retração e nervosismo sobre bolha de tecnologia
Por Stephen Culp
NOVA YORK (Reuters) -Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta terça-feira, conforme grandes bancos alertaram que os mercados acionários podem estar caminhando para uma retração, refletindo preocupações crescentes sobre valuations exageradas.
O Dow Jones caiu 0,53%, para 47.085,24 pontos. O S&P 500 perdeu 1,17%, para 6.771,55 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,04%, para 23.348,64 pontos.
Os três principais índices tombaram depois que os CEOs do Morgan Stanley e do Goldman Sachs alimentaram temores de uma possível bolha no mercado, com o S&P 500 tendo subido para uma série de picos históricos, em grande parte impulsionados pelo salto da inteligência artificial (IA).
O S&P 500 e o Nasdaq sofreram sua maior queda percentual em um dia desde 10 de outubro.
O setor de tecnologia pressionou particularmente o Nasdaq, com seis das ações de impulso relacionadas à IA conhecidas como "Sete Magníficas" perdendo terreno no dia.
O setor Philadelphia de semicondutores caiu 4,0%.
O presidente-executivo do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, alertou no mês passado sobre o aumento do risco de uma correção significativa do mercado acionário nos próximos seis meses a dois anos, citando fatores como as tensões geopolíticas.
"Investidores parecem um pouco mais preocupados com as valuations do que há algum tempo, pelo menos hoje", disse Chuck Carlson, presidente-executivo da Horizon Investment Services.
"As valuations de muitas dessas empresas estavam bastante exageradas e seus resultados eram bons, mas não excelentes", acrescentou Carlson. "E essa é uma receita para a realização de lucros."
O setor de tecnologia foi o que mais recuou entre os 11 principais que compõem o S&P 500, com queda de 2,3%. O setor financeiro liderou os ganhos.
((Tradução Redação Brasília)) REUTERS VB