PUBLICIDADE

Volkswagen coloca 8 mil funcionários em férias coletivas

Na região do ABC, outras duas grandes montadoras adotaram a flexibilização para diminuir a produção

4 mai 2015 - 18h14
(atualizado em 5/5/2015 às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Linha de produção da unidade, que tem 13 mil funcionários, ficará parada por dez dias
Linha de produção da unidade, que tem 13 mil funcionários, ficará parada por dez dias
Foto: Nacho Doce (BRAZIL - Tags: TRANSPORT BUSINESS CIVIL UNREST LOGO EMPLOYMENT) / Reuters

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que cerca de 8 mil funcionários da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) entraram em férias coletivas nesta segunda-feira (4). Por meio de nota, a montadora confirmou o uso da ferramenta de flexibilização para “adequar o volume de produção à demanda do mercado”, mas não forneceu mais detalhes da manobra.

De acordo com o sindicato, a linha de produção da unidade, que tem 13 mil funcionários, ficará parada por dez dias.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na região do ABC, outras duas grandes montadoras adotaram a flexibilização para diminuir a produção. Segundo o sindicato, desde fevereiro a Ford colocou 424 metalúrgicos em banco de horas. Na Mercedes-Benz, após greve de cinco dias, 500 demissões foram suspensas e foi prorrogado o layoff (suspensão temporária dos contratos) até 15 junho.

Após demissões na Volkswagen, sindicato faz ameaças:

Além disso, foi aberto um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV). De acordo com a Mercedes, aproximadamente 750 trabalhadores estão no layoff na montadora.

O último balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que o setor registra queda de 16,2% no acumulado do primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do resultado negativo na comparação anual, o setor registrou alta de 22,9% entre fevereiro e março. Os cinco dias úteis a mais de março ajudam a explicar a elevação.

A Ford foi procurada para comentar os dados apresentados pelo sindicato, mas não houve retorno até a publicação da matéria.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade