Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volkswagen alerta trabalhadores sobre possíveis paralisações à medida que escassez de chips se aproxima

22 out 2025 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Volkswagen disse aos seus trabalhadores nesta quarta-feira que não pode descartar paradas de produção devido a problemas na cadeia de suprimentos, em um sinal de como uma disputa sobre a fabricante holandesa de chips Nexperia está ameaçando perturbar o setor automotivo da Europa.

Os órgãos da indústria automobilística soaram o alarme sobre o possível impacto na produção, depois que o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, de propriedade chinesa, no mês passado, citando preocupações com a propriedade intelectual, enquanto a China restringiu as exportações de seus produtos acabados, necessários para as montadoras europeias.

A VW emitiu uma carta interna para a equipe dizendo que a produção ainda não havia sido afetada pela escassez de chips, disse um porta-voz da empresa à Reuters.

"Em vista da situação dinâmica, no entanto, não podemos descartar um impacto sobre a produção no curto prazo", acrescentou o porta-voz.

Nesta quarta-feira, o jornal alemão Bild informou sobre o memorando interno da VW.

A reportagem do Bild, citando fontes familiarizadas com os planos, também disse que as paradas de produção foram planejadas a partir da próxima quarta-feira devido aos problemas, afetando primeiro os veículos Golf e depois outros modelos.

O porta-voz da Volkswagen se recusou a comentar a "especulação" sobre a paralisação de quarta-feira, acrescentando que a empresa está monitorando a situação cuidadosamente.

A Volkswagen interromperá temporariamente a produção de seus modelos Golf e Tiguan em sua fábrica central de Wolfsburg na sexta-feira para lidar com uma questão de estoque não relacionada, disse a empresa.

A montadora disse que não há conexão entre essas medidas e os problemas de fornecimento de chips.

O Bild também citou fontes não especificadas, dizendo que a Volkswagen iniciou discussões com as autoridades trabalhistas sobre a opção de lançar um esquema de horas de trabalho reduzidas apoiado pelo Estado, afetando potencialmente dezenas de milhares de funcionários.

A VW se recusou a comentar o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade