0

Por que incluir um treinamento em oratória nas suas resoluções de Ano Novo?

2021 chegou e, com ele, as resoluções e metas para o novo ciclo que se inicia!

10 jan 2021
12h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Olá, Speaker!

2021 chegou e, com ele, as resoluções e metas para o novo ciclo que se inicia. Neste período, definir objetivos e planos de ação é uma maneira inteligente de se planejar.

Você já definiu suas metas para este ano? Caso sim, um treinamento em oratória está entre elas?

A comunicação é uma das habilidades mais importantes atualmente: está relacionada à inteligência emocional e, por essa e outras razões, é indispensável para profissionais das mais diversas áreas, cargos e profissões.

Hoje, na nossa primeira conversa do ano, quero dizer por quais motivos você deve incluir um treinamento em oratória nas suas resoluções de ano novo. Vamos lá?

Foto: The Speaker

Para se adaptar à comunicação digital

Um dos grandes impactos de 2020 foi a necessidade de nos adaptarmos rapidamente ao digital: reuniões online, webconferências, trabalho à distância, maior protagonismo das redes sociais...

Nos primeiros meses, até nos divertimos com falhas e gafes no online. Mas, agora, a história é completamente outra: já não há mais espaços para amadorismos no online. Saber lidar com o digital, conhecer suas ferramentas e ter um bom posicionamento é essencial.

Para perder o medo de falar em público

Falar em público – presencialmente ou através de uma tela – continua sendo uma das competências mais importantes da atualidade. Contraditoriamente, é, também, um dos grandes medos do brasileiro.

Um treinamento em oratória é a forma mais eficiente de lidar com esse medo, afinal, ele vem, em grande parte, do despreparo em relação a essa habilidade e do medo de falhar, de se expor.

Quanto a isso, é fundamental dizer, ainda, que falar bem em público não é algo que é exigido apenas de alguns profissionais ou cargos: todos precisam desenvolver essa competência se quiserem ascender e evoluir profissionalmente.

Para perder a vergonha de gravar vídeos

Você sente vergonha de gravar vídeos? Vídeos corporativos, de vendas online, aulas, treinamentos, stories e tantos outros formatos passaram a ser parte importante do dia a dia dos profissionais.

Logo, é mais que urgente aprender a fazer isso de forma bem preparada e séria, rompendo com a vergonha de se expor e com a sensação de “travar” em frente a uma câmera.

Essa vergonha é muito comum e acontece até com quem já tem experiência em falar em público. Afinal, a gravação de vídeo tem uma série de especificidades, que diferenciam (e muito!) essa modalidade da modalidade presencial.

Para se expressar com mais clareza e assertividade

Uma pergunta que ouço muito é: as pessoas têm preconceito contra quem não sabe se expressar bem?

Pense em você, em suas relações pessoais e profissionais, nas pessoas que segue nas redes, de onde você escolhe buscar informação. Pensou? É provável que você julgue os demais pela maneira como se comunicam...

O que acontece, caros speakers, é que falar bem é uma característica associada à autoridade, à competência. Um profissional pode ser especialista em algo, pode ser excelente no que faz. Caso não saiba se comunicar bem, dificilmente terá a confiança dos demais.

Um treinamento em oratória trabalha três pilares centrais e um deles é, justamente, o conteúdo, isto é, a mensagem que você transmite às pessoas enquanto se comunica. Por isso, aprender a se expressar melhor é uma das razões para incluir esse treinamento em suas resoluções de ano novo.

Para impulsionar a sua imagem profissional

Por tudo o que vimos no tópico anterior, está mais que claro que a maneira como nos expressamos tem impactos diretos na imagem que transmitimos. No ambiente profissional, essa imagem é determinante.

Investir na sua comunicação é, portanto, investir na sua imagem profissional, desenvolvendo habilidades ligadas à liderança e que permitem um maior reconhecimento no ambiente corporativo.

Sabemos que a imagem é, cada vez mais, um fator essencial para que alguém cresça ou não em sua carreira. Por isso mesmo, considere um treinamento para este ano e veja os efeitos em sua trajetória, conquistas e oportunidades.

Para saber usar a linguagem não-verbal a seu favor

Como eu disse, um treinamento em oratória trabalha três pilares centrais, sendo eles:

- A mensagem

- A expressão vocal

- A expressão corporal

O segundo e o terceiro pilares – expressão vocal e corporal – estão inseridos no que chamamos de linguagem não-verbal, ou seja, tudo aquilo que expressamos com nosso corpo e nossa voz.

Um erro muito comum, no que tange à oratória, é preocupar-se exclusivamente com o conteúdo e deixar de lado essa linguagem, essa dinâmica não-falada. Em um (bom) treinamento em oratória, esses pilares têm o protagonismo que devem ter.

Aprender a usar a linguagem não-verbal a seu favor é crucial para ser alguém que se comunica bem e que consegue persuadir, convencer e inspirar as pessoas ao seu redor.

 

Essas são apenas algumas das muitas razões pelas quais um treinamento em oratória deveria fazer parte dos seus planos para este novo ano. Lembre-se: investir na comunicação é a escolha mais correta de quem quer se destacar e crescer!

Feliz Ano Novo!



Fonte:

https://thespeaker.com.br/resolucoes-para-2021-por-que-incluir-um-treinamento-em-oratoria/

Veja também:

Empreendedorismo: como fazer o check-up da sua empresa
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade