0

Como manter a calma antes e durante uma apresentação? 7 dicas essenciais

Boca seca. Mãos tremendo. Voz embargada. Sensação de vertigem. Náuseas. Respiração ofegante, são sintomas de alguém sob pressão.

5 dez 2020
19h19
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Boca seca. Mãos tremendo. Voz embargada. Sensação de vertigem. Náuseas. Respiração ofegante. Todos esses são sintomas de nervosismo, que costumam aparecer quando sentimos que estamos sob pressão.

Para muitas pessoas, o medo de falar em público é maior do que o medo de morrer. Em uma pesquisa feita pelo Sunday Times, um jornal britânico, foram entrevistadas 3 mil pessoas. Para 42% delas, o medo de falar em público supera o da morte.

Por mais que seu medo de falar em público não seja assim tão extremo, lidar com o nervosismo é importantíssimo para garantir que a sua performance seja a esperada. Com a mente mais tranquila, você consegue transmitir melhor seu conteúdo.

Mas, afinal, como manter a calma antes e durante uma apresentação? Veja a seguir.

Foto: Shutterstock

7 dicas de como manter a calma antes e durante uma apresentação   

Quando o assunto é o nervosismo antes de uma situação de exposição de fala – apresentação em público, reunião online, negociações, entrevistas e tantas outras –, é importante saber O QUE FAZER e O QUE EVITAR. Veja, a seguir, 7 dicas essenciais:

1. Faça exercícios simples de respiração

A respiração é um dos primeiros mecanismos a serem afetados pelo medo ou estresse. Quando nossa mente recebe um sinal de que devemos estar em alerta, a respiração é mais ofegante.

Ao fazer exercícios de respiração, você “engana” o seu cérebro e envia uma mensagem de que não há necessidade de estar em alerta. Assim, ele não faz a descarga de adrenalina e você não sente os efeitos do nervosismo.

2. Pratique a sua fala com antecedência

O medo de falar em público está diretamente ligado ao medo de se expor e de falhar. Logo, quanto mais segura uma pessoa se sente, menos esse medo tende a aparecer. Uma das maneiras de conseguir essa segurança é praticando.

Familiarize com a sua fala, pense em possíveis perguntas do público, simule a apresentação em voz alta. Tudo isso vai acalmando a sua mente e impulsionando a sua autoestima.

3. Evite tomar calmantes ou remédios ansiolíticos

Um dos grandes erros de quem tem medo de falar em público (ou de outras situações de exposição) é apelar para calmantes ou ansiolíticos. Esses remédios podem influenciar a sua capacidade de concentração e raciocínio.

E, mais que isso: eles são um paliativo para reduzir sintomas do medo e nervosismo, mas não resolvem o problema a longo prazo.

4. Pratique algum tipo de atividade física

A prática de exercícios físicos é outra grande aliada. Ao se exercitar, seu corpo libera endorfina, um hormônio associado à alegria e ao bem-estar. Com isso, você consegue reduzir naturalmente os sintomas do estresse.

Não é preciso nada muito complexo: se você não tem o costume de se exercitar, uma simples caminhada já ajuda. A prática do seu esporte favorito também é mais que bem-vinda.

5. Tenha cuidado com a sua alimentação

No dia da apresentação e no dia anterior, procure se alimentar de uma forma mais leve, que facilite a digestão. Quando estão nervosas, muitas pessoas têm a tendência a sofrer com problemas gastrointestinais.

Logo, alimentar-se de uma maneira equilibrada é um ponto importante. Da mesma forma, bebidas energizantes devem ser evitadas. Dormir bem na noite anterior é outro hábito que ajuda a desestressar e a ter mais energia para a apresentação.

6. Evite pensar no que poderia dar errado

E se os slides não funcionarem? E se me der um branco ou uma crise de tosse? E se as pessoas não gostarem do que eu falar? E se eu tiver um problema e me atrasar? Com o medo de falar em público, vêm pensamentos desse tipo.

É aconselhável, então, tentar fugir desse padrão e driblar essas sensações negativas. Se esses questionamentos aparecerem, tente fazer outra coisa: escutar sua música favorita, brincar com o seu pet, praticar algum hobbie.

7. Tome chás com efeitos tranquilizantes

Os chás são alternativas naturais para diminuir o nervosismo. Ao contrário dos calmantes e ansiolíticos, eles não interferem na capacidade de raciocinar ou na concentração. Por isso, têm sido bons aliados de quem tem medo de falar em público.

É preciso, contudo, escolher os chás das plantas corretas e optar sempre por aqueles naturais. Vale destacar que chás gelados em latas ou chás que vêm em saquinhos de papel não são alternativas funcionais para esse efeito tranquilizante.

Dica: uma alternativa saudável e prática são chás que vêm em saquinhos piramidais. Neles, as plantas são naturais e inteiras, o que permite o aproveitamento de suas propriedades tranquilizantes.

No Brasil, a Evah é uma marca de chás especializada em alternativas naturais e sustentáveis. Há, inclusive, um kit próprio para esse efeito de aliviar sintomas de nervosismo e estresse.  

Lidar com situações de exposição é algo que todos os profissionais provavelmente terão que fazer algum dia. Afinal, a comunicação assumiu um lugar de muito protagonismo, o que acaba exigindo que todos tenham essas habilidades.

Para se tornar um bom comunicador e se sair bem em apresentações, saber lidar com o próprio medo é fundamental. Siga essas 7 dicas antes da sua próxima apresentação e veja a diferença!

 

 

 

Fonte:

https://thespeaker.com.br/lideres-tem-algo-importante-a-dizer-como-fazer-isso-de-forma-eficiente-e-inspiradora/

https://www.mackenzie.br/noticias/artigo/n/a/i/medo-de-falar-em-publico-e-maior-do-que-da-morte-diz-estudo/

https://evah.com.br/

Veja também:

#DescomplicaMeuDinheiro: como fugir das dívidas em 2021
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade