Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump reduzirá tarifas de aço e alumínio para produtos derivados, dizem fontes

2 abr 2026 - 13h45
Compartilhar

O governo Trump planeja reformular ‌seu regime tarifário para aço e alumínio, mantendo uma tarifa de 50% para importações de aço e alumínio como commodities, enquanto reduz as taxas sobre produtos derivados desses metais para 15% ou 25%, dependendo do ⁠produto, disseram duas fontes familiarizadas com os planos.

Os detalhes ‌podem mudar e estarão sujeitos a um decreto tarifária do presidente Donald Trump,  que deve ser anunciado ‌já nesta quinta-feira.

Um porta-voz da Casa ‌Branca não respondeu imediatamente ao pedido de ⁠comentário da Reuters. O plano de ajuste tarifário foi divulgado primeiramente pelo Wall Street Journal.

Fontes disseram à Reuters que a mudança está sendo feita para simplificar um regime tarifário excessivamente complexo, implementado no ano passado, ‌quando Trump dobrou a taxa de suas tarifas da ‌Seção 232 sobre ⁠aço e alumínio ⁠para 50%.

Esse aumento também adicionou as tarifas a milhares de ⁠produtos derivados fabricados com ‌esses metais para ‌incentivar a produção nacional, desde peças de tratores a pias de aço inoxidável e fogões a gás. Mas a taxa de 50% aplicava-se apenas ao ⁠conteúdo de aço e alumínio do produto, criando uma dor de cabeça para os importadores no cálculo desse valor.

A alteração mais recente aplicará a tarifa reduzida sobre o valor ‌total do produto derivado importado, facilitando o cumprimento das normas, disseram as fontes.

Espera-se que o decreto de ⁠Trump inclua um anexo revisado listando os produtos sujeitos às tarifas e taxas alfandegárias. As fontes disseram que os equipamentos para siderurgia podem se qualificar para a alíquota reduzida de 15%, já que o governo Trump impôs as tarifas mais altas no ano passado para incentivar mais investimentos na produção nacional de aço.

Esses equipamentos, como panelas de fundição e máquinas de laminação, costumam ser importados da Alemanha e da Itália e fabricados com ligas sofisticadas resistentes ao calor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra